Que tipo de iluminação usar no quarto?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A iluminação ideal é aquela mais suave, delicada e, ao mesmo tempo, com poucos contrastes. Esse tipo de luz vai ajudar tanto no relaxamento da mãe, que vai ficar bastante tempo no quarto, como do bebê. Algumas opções são as fitas LED, perfis e spots, que deixam o quarto lindo e super confortável.

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer. Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3500K.

Para criar um efeito de aconchego no ambiente, é possível apostar em lâmpadas no teto ou em regiões altas, dando a sensação de que o quarto é menor do que realmente é. Entretanto, se o objetivo é criar um efeito de amplitude, basta instalar LEDs na altura dos rodapés ou nos cantos.

A luz LED também fica ótima na parede do quarto. Uma sugestão é colocá-la ao redor da parede da cabeceira, para destacar toda a área da cama. Dê preferência ao LED para quarto com controle, pois ele é fácil de controlar, ligar, desligar e até mesmo mudar de cor quando você quiser.

Estantes, prateleiras e nichos também ganham um destaque especial no quarto com led. Suas estruturas além de ajudarem na organização do ambiente também podem ser realçadas por meio de perfis de led. Como dica procure usar e abusar da luz neon. Cores como rosa, azul e roxo transformam o quarto com led!

Cores quentes são amareladas e passam uma sensação de conforto, as cores neutras são mais amenas e as cores frias são mais fortes e claras, muito utilizadas em ambiente corporativo.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Banheiros e cozinha são ambientes tradicionalmente iluminados com luz branca. Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc.

Tudo varia conforme a finalidade, mas acertar geralmente não tem muito mistério: a cozinha precisa de bastante luz; na sala, a ideia é conseguir uma atmosfera acolhedora; para os quartos, a iluminação indireta é a mais indicada; e, em escritórios, o bom é focar a iluminação em alguns pontos principais, como o local do ...

Para manter os ambientes muito bem iluminados, o modelo Fita LED RGB 3528 é a opção ideal. Pois, saiba que ele é uma das fitas coloridas que possui potência, tensão e a energia necessárias. Dessa maneira, é a melhor fita led em termos de iluminação inteligente.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K), por exemplo, é capaz de agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz ideal para o quarto, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

O plafon de luz indireta é o meu modelo preferido para a iluminação geral de quartos. Porque ninguém merece deitar na cama pra relaxar e ficar com luz batendo nos olhos. Na sala prefira um plafon com luz difusa direta e no quarto um plafon com luz indireta.

As de LED por consumir pouca e não gerar calor, podem ficar ligada durante toda a noite sem oferecer risco de incêndio ou curto-circuito.

Fita de LED X mangueira de LED
Já a mangueira, é cilíndrica. Além disso, a fita é bem mais econômica que a mangueira, consumindo bem menos. Outra diferença é que a mangueira de LED resseca mais rápido, ficando com uma cor diferente da original.