Que tipo de gordura faz mal à saúde?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

As gorduras saturadas fazem parte do grupo de gorduras consideradas ruins para nossa saúde. Quando consumidas sem moderação, contribuem para o aumento de colesterol LDL no sangue, o conhecido colesterol ruim.

Gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas):
Chamadas informalmente de “boas”, são aquelas encontradas naturalmente nos óleos, castanhas e peixes, e estão relacionadas com o auxílio do equilíbrio das gorduras do corpo (colesterol e triglicérides) e, consequentemente, com a proteção do coração.

As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares.

Óleo de CANOLA

Afinal, qual o pior óleo para cozinhar? Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde. O óleo de canola é feito com a planta colza, uma semente transgênica criada 100% em laboratório.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis.

Contudo, de acordo com o Dr. Dayan Siebra, médico vascular e ortomolecular, isso não é verdade. Conforme ele explica, o uso da banha de porco na cozinha é muito mais recomendável do que o uso dos óleos vegetais.

Esses ácidos graxos ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo para a saúde cardiovascular. A banha de porco também é uma fonte natural de vitaminas e antioxidantes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Óleos mais saudáveis para fritar
Um estudo descobriu que o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco são dois dos óleos mais estáveis. Os pesquisadores aqueceram três litros de óleo em uma fritadeira a 180 °C por seis horas. Isso sugere que eles podem ser os mais adequados para fritar.

Já as gorduras insaturadas são aquelas de origem vegetal - encontradas nas castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e em frutas como o abacate - além de alguns peixes.

Substitua a gordura saturada pela insaturada, veja no rótulo qual a quantidade destas gorduras; Escolha alimentos ricos em fibras, preferencialmente os carboidratos complexos, como o milho, arroz e a aveia; Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

2. Gordura. Evitar alimentos gordurosos como margarina, manteiga, carnes gordurosas ou óleos em grande quantidade auxilia no controle do colesterol e, consequentemente, previne problemas como artérias entupidas, trombose e até infarto.

Os sintomas dos quadros graves incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite.

“Toda gordura animal vem acompanhada de proteína, que é importante para a reparação e a construção de tecidos. Mas o consumo exagerado de gordura saturada está altamente ligado às alterações do colesterol LDL, aumentando o risco cardiovascular. Além disso, pode haver aumento do peso”, destaca a nutricionista.

Manteiga da terra x azeite
O uso de manteiga da terra, de acordo com a nutricionista, não pode ser considerado mais saudável do que o de azeite. Guinever explica que o produto é derivado do leite, como a manteiga tradicional, por isso, o tipo de gordura predominante nela é a saturada e deve ser consumida com moderação.

Óleos vegetais, com exceção do óleo de coco, são ricos em gorduras mono e poliinsaturadas, com evidências sólidas de redução de risco cardiovascular, sendo o de oliva considerado o mais saudável.

azeite

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

É recomendado evitar os produtos que contêm gorduras trans. Hoje em dia, as gorduras trans são identificadas nos rótulos dos alimentos. No entanto, se as gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas forem as primeiras gorduras na lista de ingredientes, o produto contém gordura trans.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Opções de frutas, legumes e verduras dividem as opiniões de nutricionistas, e a pergunta “Qual o alimento mais saudável do mundo?” não possui consenso entre especialistas, nem de perto. Segundo a nutricionista Michele Abreu, o alimento mais saudável e completo do mundo é o leite materno.