Que tipo de gelatina tem colágeno?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Mas esse colágeno da gelatina não é o do tipo 2, e sim do tipo 1. Não será benéfico à sua articulação e nem provavelmente a nenhuma parte do seu corpo.

Uma opção de gelatina mais saudável é a produzida em casa, substituindo a versão industrializada. Para isso, você pode comprar no mercado a gelatina incolor que contém pouco açúcar e ingredientes nocivos e adicionar pedaços de fruta, iogurte e sucos naturais.

As gelatinas feitas nos hospitais geralmente são direcionadas a esses pacientes, mas seus benefícios podem se aplicar a todos. A sobremesa rica em colágeno absorve água e ajuda a manter os fluidos do trato digestivo, promovendo um trânsito intestinal e fezes saudáveis.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

  1. Carne vermelha. A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco. ...
  2. Frango. A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. ...
  3. Caldo de ossos. ...
  4. Peixe. ...
  5. Gelatina.

Agora você já sabe que as melhores gelatinas tradicionais do mercado são:

  • DR. OETKER - Minha Gelatina Dr Oetker.
  • ROYAL - Gelatina Royal de Morango.
  • DR. OETKER - Gelatina de Uva.

A Gelatina Natural é composta basicamente da proteína do Colágeno. Elaborada de cartilagens bovinas, ricas nesta proteína, a gelatina em pó possui um alto teor de cálcio, possui, ainda, em percentuais menores o magnésio, potássio, fósforo e ferro.

Com ação diurética e antioxidante, o chá de cavalinha é rico em silício, responsável por aumentar a síntese de colágeno.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

O colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo, enquanto a gelatina é uma forma cozida de colágeno. Como tal, eles compartilham várias características e benefícios,.

Para hidratar 1 envelope de gelatina em pó incolor – 15g utilize 90ml de água gelada, cerca de 6 colheres de sopa. Coloque o conteúdo do envelope em um mini bowl com 6 colheres (sopa) de água gelada. A melhor dica é usar água gelada, assim evitamos que o núcleo dos granulos vire uma 'borrachinha'.

Por ser fonte de proteínas, a gelatina ainda garante a saciedade. E pode até ajudar a reduzir um pouco o apetite se consumida antes das refeições, pelo fato de se ligar a grande quantidade de água. “Ela pode ser consumida no finalzinho da tarde, quando a fome aparece”, sugere a nutricionista.

Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma.

Uma porção de gelatina por dia pode fazer milagres pelo seu corpo”. A afirmação é da nutricionista Daniela Meira. Isso porque a gelatina é rica em aminoácidos, ou seja proteínas, a substância responsável pela síntese e renovação do colágeno.

Ela fornece proteínas que otimizam nossa resistência física, ajudam no controle do estresse e pode ser eficaz até mesmo na luta contra distúrbios do sono. Portanto, além de seu consumo culinário, é também um alimento medicinal capaz de prevenir e tratar uma variedade de doenças.

A gelatina de ágar-ágar é rica em fibras, ajudando a regular o intestino e aumentando a sensação de saciedade. Ela também rende mais do que a gelatina comum e não altera o sabor dos alimentos quando utilizada em receitas como bolos e sobremesas.

As opções mais saudáveis são as e origem vegetal, extraídas de algas, como as feitas com agar-agar, incolor e sem sabor, para serem misturadas a sucos de frutas naturais e até em chás.

Reações cutâneas (urticárias), podendo resultar em rubor facial ou da nuca. Em casos isolados, pode haver diminuição da pressão arterial, choque ou parada cardíaca ou respiratória. Nos casos de reações adversas deve-se interromper a infusão.

Agora, comer apenas uma vez por semana não causa problemas. Não podemos demonizar a gelatina por si só”. Acrescentar frutas à gelatina pode deixá-la mais saudável, lembra o médico: “Porém, infelizmente, costumo ver essa mistura mais em restaurante do que nas casas que frequento”.

As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem. Os miúdos também são ricos em cobre; sendo assim, podem ser alguns dos melhores alimentos para a cartilagem dentre as carnes.