Que tipo de frases não são proposições?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Não são proposições: 1) frases interrogativas: “Qual é o seu nome?” 2) frases exclamativas: “Que prova complicada!” 3) frases imperativas: “Fique calado.” 4) frases sem verbo: “O livro de receita.” Exemplos “x é maior que 2”; “x + y = 10”; “Z é a capital do Brasil”.

1 - Proposição é uma frase declarativa à qual pode ser atribuído, sem ambiguidade, um dos valores lógicos: verdadeiro (V) ou falso (F).

Podemos classificar as proposições. Elas podem ser classificadas quanto à quantidade e quanto à qualidade. Quanto à quantidade, as proposições podem ser universais ou particulares. Quanto à qualidade, as proposições podem ser afirmativas ou negativas.

Proposições são usualmente consideradas como o conteúdo de crenças e outros pensamentos representativos. Elas também podem ser o objeto de outras atitudes, como desejo, preferência, intenção, como em "Desejo um carro novo" e "Espero que chova", por exemplo.

Proposição “vem de propor” que significa submeter à apreciação; requerer um juízo. Trata-se de uma sentença declarativa – algo que será declarado por meio de termos, palavras ou símbolos – e cujo conteúdo poderá ser considerado verdadeiro ou falso.

O que é Proposição: É todo conjunto de pensamento, que possa ser classificado como verdadeiro ou falso.

Significado de Proposição
O que se afirma, se diz, se escreve; afirmação. Ato de submeter a apreciação ou a exame. Sentença passível de comprovação ou não; enunciação.

O que é uma Proposição? Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso).

Uma proposição falsa é sempre falsa. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.

Existem dois tipos de proposições gerais: a universal e a particular. Uma “proposição universal afirmativa” é uma proposição com “todos” e “todo” (“Todas as baleias são mamíferos”). Ela afirma algo sobre uma classe inteira. Uma “proposição universal negativa” é uma proposição com “nenhum” (“Nenhum peixe tem pés”).

Proposição é uma palavra muito utilizada na lógica, se referindo a uma expressão ou enunciado que pode ser verdadeiro ou falso. Refere-se também ao ato de se propor, ou seja, a uma proposta ou sugestão. Significa, ainda, na gramática, uma oração ou sentença.

Proposições simples são aquelas formadas por apenas uma proposição. Exemplos: - O balde é de ferro. - A bola é azul.

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação. Apesar de não desempenharem função sintática, as preposições são importantes para a construção do texto, pois atuam como conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual.

Uma Proposição é uma sentença declarativa que é verdadeira ou falsa. Uma Função Proposicional é uma sentença declarativa contendo uma ou mais variáveis que se torna uma proposição quando valores parti- culares (interpretações) são atribuídos às variáveis.

Valores lógicos de uma proposição: O valor lógico de uma proposição é V se a proposição for verdadeira e F se ela for falsa. Proposições simples e composta: Proposição simples é aquela que expressa uma única idéia, ou seja, não contém nenhuma outra proposição como parte integrante de si mesma.

Negação de uma proposição
Dada uma proposição p, chamamos de “negação de p” a proposição lógica que possui valor lógico contrário ao valor lógico de p. É indicada simbolicamente de vários modos, sendo mais frequentes as notações “~ ” e “¬ ”. Podemos também considerar a negação de uma proposição composta.

Proposição. Oração declarativa que possui valor lógico, ou seja, pode ser avaliada como verdadeira ou falsa. Por exemplo, a sentença “Esta mesa é de madeira” é uma proposição. Não são proposições: orações não declarativas como interrogações (“2 é um número primo?”) e sentenças abertas como x-1=2.

Uma proposição composta, também pode ser conhecida como molécula, utiliza conectivos e pode ser dividida em outras proposições. Exemplo: “Faz frio hoje e chove lá fora”. As duas são proposições simples e unindo elas formam a proposição composta.

Pelo princípio da não-contradição, uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.