Que tipo de fonte não precisa de estabilizador?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Lembre-se que o uso do estabilizador não é mais recomendado para computadores com fontes modernas, que operam a uma velocidade maior que o aparelho. Caso você ainda possua um computador daqueles bem antigos, o uso do estabilizador pode continuar sendo recomendado.

O uso do estabilizador prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta “estabilidade” da tensão seus relés (Relé: dispositivo mecânico para chaveamento do circuito) ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompendo o fornecimento de energia para o computador por vários ...

Em quedas muito bruscas de energia, o estabilizador de energia é responsável por aumentar a tensão da rede elétrica, evitando que os dispositivos desliguem. Em contrapartida, quando há um pico de energia muito alto, o aparelho é capaz de regular a voltagem para evitar que os eletrônicos queimem.

As fontes lineares utilizam grandes resistências para dissipar a energia elétrica em excesso. Para isso, um grande volume de material deve ser utilizado. Já as fontes chaveadas utilizam as propriedades oscilatórias dos semicondutores, o que gera uma menor necessidade de material e, portanto, menos volume.

As voltagens mais comuns utilizadas são até 127 V (antiga 110 V) e 241 V (antiga 220 V). O estabilizador de voltagem pode ser apenas 127 V ou apenas 241 V, sendo assim, você poderá ligá-lo apenas em uma rede especificada. Se você comprou um estabilizador de 127 V poderá apenas ligá-lo em uma rede de 127 V.

Nobreaks

  1. Ajudam a manter a energia estável quando existe alguma oscilação na rede, não deixando que a instabilidade cause danos nos eletrônicos domésticos;
  2. Mantém a energia constante em caso de pico, para não sobrecarregar os aparelhos.

Tanto filtros de linha quanto estabilizadores possuem a função principal de evitar que os sistemas queimem devido às estabilizações da rede elétrica, mas enquanto o filtro de linha só “age” ao detectar um pico na rede, o estabilizador funciona constantemente estabilizando variações da rede para um patamar de segurança.

Cada um tem suas funções específicas e por isso é importante colocar o mesmo no lugar correto. Para lugares ou equipamentos menores é melhor utilizar um estabilizador. Os transformadores são utilizados num conjunto muito variado de aplicações de processamento de informação e de energia.

A falta de potência é o primeiro dos fatores que causa problemas na fonte. Quando os componentes conectados a fonte demandam mais poder do que ela consegue fornecer, a reação dos componentes internos é o superaquecimento. Não é regra geral, mas a falta de potência pode resultar na explosão de algum componente interno.

Se você não precisa que seu dispositivo fique conectado à eletricidade 100% do tempo, mas ainda quer protegê-lo contra picos de energia, um estabilizador de computador é a melhor opção. Agora, se você precisa manter seu equipamento energizado, um Nobreak é o ideal.

Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.

Existem dois principais tipos de fontes de alimentação: linear e chaveada. As mais utilizadas são as chaveadas. Nelas, existem capacitores e indutores no processo de conversão de energia e um controle de chaveamento que ajusta a passagem de energia, fixando uma tensão de saída.

Existem equipamentos como o micro-ondas que necessita de tomada específica de 20 Amperes para ser ligado. Não é permitida a utilização de adaptadores para ligar estes equipamentos; Não ligue vários computadores num único estabilizador sem antes verificar se o mesmo tem capacidade de potência para atender essa carga.

Uma fonte de alimentação chaveada pode desfrutar de excelente regulagem de linha e carga. Tem melhor eficiência em comparação com reguladores lineares, pois a energia insignificante é dissipada pelo transistor de chaveamento. Esse chaveamento, no entanto, pode gerar ruído que pode ser reduzido pela filtragem.

As fontes de alimentação lineares pegam os volts da corrente elétrica (110 ou 220V) e, por meio do transformador, reduzem a tensão para a voltagem especificada na fonte, como 12V por exemplo.

As fontes chaveadas são menores que as fontes lineares e dissipam potências maiores. Servem, portanto, para sistemas que requerem mais energia para funcionar. Como dissipa mais energia, a fonte linear também produz mais calor — em algumas situações, também gera mais ruídos.

Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V. Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.

Piu Shop | Loja de Som Profissional, Casa e Segurança auto transformador 300va mm suporta ate 210 watts.

Não faça. Vai queimar o aparelho. A não ser que ele seja bivolt como as lâmpadas de led ou que tenha uma chave para alternar entre 110 V e 220 V. Caso você tenha um aparelho (uma geladeira, por exemplo) que seja somente 110 volts e sua casa só tenha 220 volts, você terá que comprar um transformador 110/220 Volts.