Que tipo de família é mais comum no Brasil?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A família tradicional é a forma mais comum, compreendida ao longo do tempo, como sendo a formação de um grupo composto por pai, mãe e filho(s).

É um modelo de família que diz que a família brasileira é composta por um pai, uma mãe e os filhos. O pai tem a maior hierarquia na família, a mãe e os filhos são submissos ao pai. Na prática pouquíssimas famílias seguem o molde da "família tradicional brasileira".

Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. Na Constituição brasileira, a família é abrangente, pois considera diversas formas de organização baseadas na relação afetiva e na convivência.

Família Matrimonial: formada pelo casamento. Família Informal: formada pela união estável. Família Monoparental: qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho).

A família dos dias atuais possui como premissas: o afeto e a dignidade da pessoa humana, e vai além de um meio familiar constituído pelo casamento e unido pela herança genética, agora, são os laços afetivos que determinam as relações familiares.

É notório que as formas de constituição das famílias ultrapassam o numerus clausus expresso no artigo 226 da Constituição Federal, sendo essas as famílias matrimonializadas, as advindas de união estável e a família monoparental, previstas nos §§1º, 3º e 4º respectivamente.

As Cinco Famílias são formadas por cinco famílias de origem italiana e que tiveram seus nomes divulgados em 1963, com o nome de cada chefe. Os nomes são Lucchese, Genovese, Gambino, Colombo e Bonanno.

Segundo a pesquisa, o total de famílias no Brasil é de aproximadamente 69 milhões. Desse número, 2,7%, equivalentes a 1,8 milhão de famílias, têm um rendimento superior a R$ 23 mil.

A família moderna difere das formas antigas no que concerne a suas finalidades, composição e papel dos pais e dos filhos. A família se volta mais aos vínculos afetivos, baseia-se na afetividade, na igualdade, na frater- nidade, no companheirismo, no amor.

A família contemporânea se caracteriza pela multiplicidade de arranjos entre pessoas adultas e filhos. No século XXI, novos tipos de família estão sendo reconhecidos jurídica e socialmente, tais quais a família monoparental ou a homoafetiva.

A tradicional família brasileira já não é a mesma e deixou de ser a maioria. Em 10 anos, a configuração homem, mulher e criança passou de 58% para 43% do total de famílias. Mudaram, também, as relações e os papéis de cada um.

Num sentindo mais amplo e que alcança várias possibilidades de constituição, famílias mosaico são aquelas que advêm de uma família monoparental, que, como já se definiu, é aquela composta por um dos genitores e seus descendentes, independentemente da causa que lhe deu origem.

Assim, a família moderna define muitos tipos de família, desde a formada por um casal com os seus filhos (tipo de família tradicional) até à que é composta por pais solteiros, casais do mesmo sexo ou casais com filhos de relações anteriores.

Entre as principais causas de conflitos familiares estão:

  • passar a morar na mesma casa e ter dificuldade para conviver com os hábitos um do outro;
  • ciúme excessivo;
  • mudança na rotina a partir do nascimento de um bebê;
  • início da vida escolar;
  • adolescência difícil;
  • divórcio;
  • dificuldades financeiras.

Família Comunitária Família composta por homens e/ou mulheres e seus eventuais descendentes, co-habitando na mesma casa ou em casas próximas (ex: comunidades religiosas, seitas, comunas, ciganos,…).

Quando a família é composta por pai, mãe e filhos, ela é chamada de “família nuclear”. Quando outros parentes, como avós ou tios, convivem com o casal e seus filhos, essa família é chamada de “família extensa”.

Família para o Código Civil inclui todos os seus ascendentes (pais, avôs, bisavôs, tataravôs) e todos seus descendentes (filhos, netos, bisnetos, tataranetos). Quem mais: seus tios, seus primos. Parando aí, os filhos dos seus primos não são seus parentes.

Atualmente, a crise econômica, as dificuldades do mercado de trabalho, os custos crescentes com educação dos filhos e saúde são os maiores desafios para aqueles que estão formando ou desejam começar a formar uma família.

10 Famílias poderosas que “controlam” o mundo e nossas vidas

  • Os Morgan. Adeptos de diferentes teorias políticas sugerem que o clã Morgan determina o andar da política americana, controlando bancos em todo o mundo. ...
  • Os Rothschild. ...
  • Os Baruch. ...
  • Os Walton. ...
  • Os Windsor. ...
  • Os Murdoch. ...
  • Os Oppenheimer. ...
  • Os Pritzker.

Os diferentes tipos de família estão relacionados à oficialização ou não da união de casais (matrimonial e informal), à presença ou não de um dos pais (monoparental e anaparental) e a outros fatores que influenciam essa organização.