Que tipo de exercício retarda a sarcopenia?

Perguntado por: alima . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Alternar exercícios aeróbicos, treinamentos de resistência e equilíbrio podem prevenir a perda muscular. "O sedentarismo faz com que os estímulos de contração dos músculos diminuam, o que consequentemente gera a perda da massa muscular de forma mais abrupta e de risco.

A sarcopenia é inerente ao envelhecimento, mas seu quadro e consequentes danos podem ser retardados com a prática de exercícios físicos, cujos resultados mais rápidos são alcançados com o(a) hidroginástica.

Melhores exercícios para tratamento
Os exercícios mais efetivos para o tratamento da sarcopenia são os resistidos.

A boa notícia é que é possível prevenir o problema: "Estudos mostram que a melhor atividade física para a prevenção dessa perda da massa muscular são os exercícios com resistência, ou seja, a musculação , já que por meio desses exercícios ocorre a diminuição da perda e a manutenção da massa muscular.

O tratamento para a sarcopenia se baseia na realização de exercícios de resistência, como a musculação, e em dieta orientada com suplementação de proteína, que ajuda o organismo a absorver a quantidade diária recomendada desse nutriente (já que muitos idosos diminuem o consumo de carne com o tempo, devido a ...

5 exercícios de fortalecimento muscular para você fazer

  • Flexão de braço. Flexão de braços. Um dos exercícios mais praticados pelas pessoas, a flexão de braços é uma ótima opção para começar uma rotina de fortalecimento muscular. ...
  • Agachamento. Agachamento. ...
  • Step-Up. Step-Up. ...
  • 5 – Avanço. Avanço.
  • 5 exercícios para aumentar a massa muscular depois dos 50. A especialista explica que, geralmente, as pessoas têm pouca experiência com exercícios de força. ...
  • Prancha. Reprodução. ...
  • Puxar peso com ajuda de uma corda. Karine Costa/Reprodução. ...
  • Exercícios de desenvolvimento e supino. ...
  • Agachamento. ...
  • Exercício de panturrilha.

8 exercícios para hipertrofia para praticar!

  1. Agachamento com peso. O agachamento é um dos exercícios mais eficientes para as pessoas que buscam por definição e ganho de massa muscular. ...
  2. Avanço com peso. ...
  3. Levantamento terra. ...
  4. Levantamento de quadril. ...
  5. Flexão tradicional. ...
  6. Tríceps com banco. ...
  7. Barra fixa. ...
  8. Supino reto.

Confira as atividades mais adequadas para praticar na terceira idade.

  1. Natação. ...
  2. Hidroginástica. ...
  3. Caminhada. ...
  4. Alongamento. ...
  5. Musculação. ...
  6. Dança. ...
  7. Pilates.

As formas de tratamento para sarcopenia são treino de exercícios de resistência progressiva e exercícios aeróbicos, além de uma nutrição adequada do ponto de vista calórico, proteíco e de quantidade de vitamina D.

A qualidade das fibras musculares influencia na gravidade da sarcopenia, visto que as fibras musculares do tipo I (aeróbias, de contração lenta) parecem sofrer menos atrofia associada ao envelhecimento, enquanto que a área relativa das fibras tipo II (anaeróbias, de contração rápida) declina de 20 a 50%12.

O tratamento da sarcopenia é baseado principalmente no estímulo muscular por meio de exercícios físicos de resistência e no suporte proteico-calórico adequado a cada caso. Até o momento, não há medicamentos direcionados e aprovados para o tratamento da doença, embora alguns estudos estejam sendo realizados.

O exame densitometria óssea, considerado padrão ouro para a avaliação da massa muscular corporal, é um dos principais exames para diagnóstico da sarcopenia.

Magnésio, mais um aliado. O magnésio (Mg) pode prevenir a sarcopenia de duas formas: diretamente (por meio de alguns mecanismos fisiológicos) ou indiretamente (com efeitos antioxidantes). O magnésio tem uma ação antioxidante que auxilia no controle da inflamação crônica de baixo grau.

A perda de massa muscular é um evento natural que acontece com o envelhecimento. O evento é conhecido como sarcopenia, uma síndrome caracterizada pela redução de força e massa muscular. Ela pode se iniciar a partir dos 30 anos, e aos 50 anos ela se intensifica.

As causas da sarcopenia são multifatoriais: vida sedentária, queda dos níveis de testosterona, estrogênio e hormônio do crescimento, infiltração de gordura entre as fibras musculares, perda dos neurônios que conduzem o estímulo aos músculos, resistência à insulina, deficiência de vitamina D e ingestão deficitária de ...

5 hábitos para recuperar massa muscular
Beber água, pelo menos 2 litros por dia (o ideal, 40ml por Kg de peso); Fazer suplementação quando necessário e indicado por nutricionista; Dormir bem, em quantidade e qualidade de sono - Durante o sono, o hormônio GH, do crescimento, é liberado.

“Para evitar a perda de massa muscular, é necessário ter uma rotina de exercícios de força, como a musculação, além de seguir uma alimentação saudável rica em proteínas e carboidratos complexos, focando principalmente na recuperação muscular”, resume Bettina.

Praticar exercícios físicos regulares, principalmente os que envolvem resistência muscular, como musculação e natação, e seguir uma dieta equilibrada são maneiras eficazes de prevenir essa condição.