Que tipo de exame se faz para saber se tem bexiga baixa?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Qual exame detecta bexiga baixa? O exame que detecta cistocele é o exame ginecológico. Durante a consulta o médico uroginecologista solicita que a paciente realize a manobra de Valsalva, que consiste em fazer força e tossir para aumentar a pressão intraabdominal e assim avaliar o grau do prolapso.

Os principais tratamentos para bexiga baixa são: exercícios de Treinamento Muscular do Assoalho Pélvico, orientados por um fisioterapeuta especializado; inserção do Pessário Vaginal, dispositivo de silicone que fornece suporte para a bexiga; e alguns remédios à base de estrogênio os quais podem ser indicados pelo ...

O valor da cirurgia íntima é a partir de R$10.800,00 (julho/2023) nas melhores clínicas de São Paulo. Porém, esse preço é influenciado pela experiência da equipe médica e diversos outros fatores, sendo necessário passar em consulta com o cirurgião para saber quanto custa exatamente. Veja quanto custa!

A cirurgia de períneo deve ser feita por mulheres que sentem desconfortos causados devido ao enfraquecimento do períneo, como:

  • Canal vaginal mais alargado ou “rasgado”;
  • Incontinência urinária;
  • Eliminação de gases pela vagina;
  • Redução da sensibilidade em relações sexuais;
  • Problemas intestinais.

Extrato de sementes de abóbora: alguns estudos científicos comprovam que o extrato de sementes de abóbora pode ser uma opção de tratamento natural para bexiga hiperativa, assim como para a incontinência urinária.

Para afinar o diagnóstico, o médico também irá pedir exames de urologia feminina, que podem ser ultrassonografia, cistoscopia, exame urodinâmico e de medida do resíduo miccional, ou até mesmo o mais simples, que é o exame de urina.

Como qualquer outro exame de imagem, na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel. O paciente permanece durante todo o procedimento deitado sob a maca.

Afinal, o problema tem cura e é muito importante que mais mulheres saibam o que é bexiga baixa para assim, tratar o problema logo nos primeiros sintomas.

Os cortes realizados são de 1,5 cm na vagina (na região abaixo da uretra) e de 0,5 cm na raiz da coxa ou acima da pube (dependendo do tipo de faixa utilizada). O procedimento tem duração média de 20 minutos e a paciente geralmente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

Subir escadas, fazer uma caminhada, nadar ou andar de bicicleta são, em princípio, atividades físicas adequadas a quem tem alguma limitação relacionada com o soalho pélvico.

O tratamento para bexiga baixa pode ser feito com mudanças no estilo de vida, com perda de peso, deixar de fumar, combater a prisão de ventre, além da fisioterapia, exercícios pélvicos, indicados pelo fisioterapeuta, ou através de cirurgia, nos casos mais graves, quando a bexiga chega até a entrada da vagina ou passa ...

Evitar esforço por 30 dias
No entanto, o repouso absoluto também deve ser evitado. A recomendação é que o paciente faça pequenas caminhadas diariamente dentro de casa para auxiliar na melhora da tonicidade dos músculos e evitar a formação de coágulos.

“Há diversas técnicas, como a perineoplastia com sling ou sem sling. O sling é uma técnica que se utiliza de uma tela para segurar a bexiga e para levantar os órgãos em prolapso. Isso pode ser feito também com o retalho local, então vai depender muito do que vai ser feito durante o procedimento cirúrgico”, pontua.

Principais sintomas de bexiga baixa
As perdas de urina costumam piorar conforme o aumento do prolapso de bexiga. Além disso, a paciente também pode vir a sentir pressão na vagina, acompanhada de dor e desconforto durante as relações sexuais.