Que tipo de exame de sangue detecta verme?

Perguntado por: icordoba9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.

As alterações que geralmente estão presentes no hemograma são leucopenia ou leucocitose, linfocitose e monocitose (ambas no início da infecção), sendo a eosinofilia a mais frequente.

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

Exame macroscópico das fezes
Essa análise permite verificar a quantidade de água ingerida e presença de alguma infecção. Após o resultado, pode ser solicitado um exame de fezes complementar para obter um diagnóstico mais preciso.

gastroenterologista

As parasitoses intestinais podem ser pesquisadas pelo clínico geral ou pelo gastroenterologista.

O hemograma completo é o exame de sangue mais realizado. Ele inclui a avaliação dos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos). Para isso, uma amostra de sangue é coletada com uma agulha inserida na veia. Apesar da sensação de picada, o restante do processo é indolor.

VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Quais medicamentos combatem os vermes?

  • Anitta (nitazoxamida);
  • Albendazol;
  • Mebendazol;
  • Praziquantel;
  • Metronidazol;
  • Ivermectina;
  • Secnidazol.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O diagnóstico somente é conclusivo com a ajuda de imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada, que apontam um ou vários cistos, às vezes muitos, a povoar regiões do cérebro do paciente.

Entre os enteroparasitos que mais causam anemia ferropriva, destacam-se os Ancilostomídeos, Trichuris Trichiura, Strongyloides Stercoralis, Entamoeba Histolytica, Ascaris Lumbricoides e Giardia Lamblia, respectivamente.

Parasitoses Intestinais

  • AMEBÍASE (ameba) A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. ...
  • GIARDÍASE (giárdia) ...
  • ASCARIDÍASE (lombriga) ...
  • ANCILOSTOMÍASE (amarelão) ...
  • ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

Teníase e cisticercose
A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação. A infecção pode ser identificada pela eliminação espontânea de partes do verme nas fezes.