Que tipo de educação era defendida por Martinho Lutero?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Em um contexto em que a educação era organizada e mantida somente pela Igreja, Lutero propõe alterações tanto no que se refere à organização de um sistema educacional, quanto aos princípios e fundamentos da educação, defendendo que esta seja para todos, de frequência obrigatória e mantida pelo Estado.

As formas de ensino que se desvinculavam da instituição eram basicamente as de ofícios cotidianos de sistema artesanal (como carpintaria e ferraria) e de subsistência (como agricultura, caça e pesca), onde o conhecimento passado dos mestres aos aprendizes.

A ideia central desta doutrina religiosa é a “justificação pela fé”. Para Lutero, Deus não salvará o ser humano pelos seus atos e sim pela fé de cada em Jesus Cristo. Desta maneira, a relação entre os fiéis e Deus é direta, sem a mediação da Igreja e esta somente seria encarregada de ensinar e orientar os fiéis.

Para ele, a educação deveria ser para todos, independentemente do gênero e classe social; conclama que todos os pais, patrões e gente pobre enviem suas crianças para a escola para serem instruídos.

Princípios da Educação luterana
Martim Lutero caracteriza a educação como obra do amor cristão, que atende às necessidades individuais e coletivas dos seres humanos. Do ponto de vista teológico, a educação é um dever tanto no âmbito religioso quanto no âmbito secular.

caroolinecorrea. Martinho Lutero foi um monge alemão que viveu entre 1483 e 1546. As 10 principais teses de Martinho Lutero são: Condenação a usura (cobrança de juros) Condenação a venda de indulgências; Salvação pela fé; Livre leitura da bíblia; Condenação ao celibato clerical.

A) Lutero alegou que a salvação espiritual não era determinada pelos membros da Igreja. Ele acreditava que a fé era o elemento fundamental para que alguém obtivesse o favor divino. Além disso, criticou a venda de indulgências e questionou o monopólio interpretativo da Bíblia imposto pelos clérigos católicos.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

A questão protestante estava diretamente ligada à educação. em decorrência dos princípios da Reforma, surgiu uma ênfase na necessidade da leitura, compreensão e interpretação da Bíblia, sendo fundamental, portanto, oferecer instrução às pessoas.

Foi durante a Reforma Protestante que a ideia de uma educação voltada para todos começou a ser elaborada, essa educação, sob os auspícios da religião, tinha como objetivo possibilitar ao fiel o acesso aos textos bíblicos, assim, a educação era um elemento necessário para a disseminação da nova fé.

Após a Reforma Luterana, a educação sempre foi um dos princípios que nortearam a religião protestante e os estudos de Martinho Lutero. Assim que Lutero traduziu a bíblia para o alemão, surgiu a necessidade do livre acesso a alfabetização e a posterior criação de escolas.

Questão 03- A doutrina luterana pode ser resumida em três princípios: a salvação pela fé, o sacerdócio universal e a infalibilidade da Bíblia.

Por meio de seu estudo da Bíblia, Lutero desenvolveu quatro princípios teológicos fundamentais. O primeiro é a Sagrada Escritura. Ele viu a Bíblia como a única referência da verdade, enquanto a Igreja na época também se baseava em textos adicionais escritos pelo papa e pelo sínodo.

Na verdade, Lutero era contra as práticas abusivas na venda das indulgências, venda feita por pessoas inescrupulosas como era o caso do frade dominicano Johann Tetzel com quem Martinho Lutero entrou em atrito direto.

“Antes da Reforma Protestante tomar forma, o direito à educação era restrito aos nobres e ao clero. Foi Martinho Lutero quem iniciou um movimento para modificar esse cenário. Em uma de suas cartas endereçadas aos príncipes europeus, Lutero reivindicava que fossem criadas escolas acessíveis a todos.

Martinho Lutero posicionou-se fortemente contra a prática da venda de indulgências em suas 95 teses. O que Martinho Lutero fez, na prática, com a humildade de um membro da Igreja Católica, foi questionar se a Igreja estava, em verdade, cumprindo a essência do Cristianismo.