Que tipo de droga vicia logo na primeira vez de uso?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Drogas como heroína e crack podem viciar nos primeiros usos, sendo as duas drogas mais viciantes atualmente, além de possuírem um imenso potencial destrutivo.

Intolerância a ruídos; Diminuição da sensibilidade à dor; Alterações da temperatura corporal; Alterações nos batimentos cardíacos e na pressão arterial.

A primeira droga consumida
O cigarro, o álcool e, por fim, os inalantes foram as drogas mais citadas como as primeiras consumidas.

Os primeiros efeitos de curta duração são quase imediatos com sensação de grande euforia e prazer. Mas após isso, vem sensações desagradáveis (excitação, hiperatividade, perda da sensação de cansaço, falta de apetite e insônia).

cannabis

Qual é a droga menos viciante? Segundo informações e pesquisas, uma das drogas menos viciantes é a cannabis. Ainda assim é possível desenvolver dependência desse entorpecente, e por isso o consumo deve ser evitado.

Se tornar dependente de uma droga é um processo que pode ser bastante rápido, mas depende muito do tipo de droga, da idade em que começa o uso e de uma propensão familiar (genética) de se tornar dependente. Drogas como o crack ou a heroína podem causar dependência desde os primeiros usos.

captagon

Tida como fonte de coragem e artifício para superar medo e dor, a droga captagon tem sido amplamente usada por combatentes que lutam na guerra civil do país. A droga, bastante popular no Oriente Médio, é fabricada em grandes quantidades na Síria e no Líbano.

Os mais comuns são arranhões, ferimentos, manchas e hematomas. De acordo com o tipo de substância consumida, pode até haver sangramentos ou marca de agulhas. Além disso, as roupas também podem denunciar essa prática: o cheiro característico ou a mudança no estilo são fortes evidências.

A cocaína pode ser consumida de várias maneiras, mas a mais comum é aspirada, já que normalmente apresenta a forma de pó. O efeito dura de 20 a 30 minutos e é seguido de irritabilidade, cansaço e depressão. O uso em altas doses pode provocar alucinações, agitação, extrema paranóia e agressividade.

Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.

Maconha

Segundo levantamento realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado à Secretaria da Saúde, a maconha é a droga mais consumida pelos adolescentes que estão na faixa dos 12 aos 18 anos.

Maconha é a droga ilícita mais consumida
E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista.

Segundo estudos, as principais alterações bucais dos usuários de cocaína são gengivite necrosante aguda, laceração gengival, graves problemas periodontais e até a perda dos dentes. O palato, popularmente conhecido como céu da boca, também tem chances de sofrer alterações como perfurações e fístulas.

O uso de cocaína faz com que as pupilas dos olhos dilatem devido ao efeito estimulante da droga. – Veja se as pupilas (círculo escuro interior do olho) estão dilatadas até mesmo em cômodos bem iluminados. As pupilas dilatadas podem ou não estar acompanhadas de vermelhidão nos olhos.

Vermelhidão acompanhada de sangramento, lesões e secreções nas narinas. Vestígios de branco branco próximo às narinas. Comprometimento da capacidade olfativa, tanto para sentir quanto para diferenciar odores. Pupilas dilatadas mesmo em lugares iluminados, acompanhadas de vermelhidão nos olhos.

Os narcóticos possuem um efeito depressor sobre o sistema nervoso central e diminuem a sensação de dor. Além disso, eles deixam o corpo e a mente mais relaxados. Ele se ligam a receptores opiáceos, que geralmente são vinculados à hormônios especiais chamados de neurotransmissores.