Que tipo de doença pode causar câimbras?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

As pessoas que sofrem de algumas doenças, como hipotireoidismo, cirrose hepática, diabetes, varizes nas pernas e insuficiência venosa também têm mais chances de sofrer cãibras nos membros inferiores.

A cãibra é uma contração involuntária dos músculos voluntários e acontece, principalmente pelo estresse e fadiga muscular, desequilíbrio dos sais minerais, problemas circulatórios, medicamentos e doenças.

Exames, como glicose no sangue, testes de função renal e níveis de eletrólitos, incluindo cálcio e magnésio, devem ser medidos se os pacientes têm cãibras difusas de causa desconhecida.

“A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor água e sais minerais, como potássio e sódio, nesta região”, explica Raul Santos ...

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar: Uso exagerado da musculatura: são as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos.

Como evitar as cãibras

  • Castanha, uva e aveia são alimentos ricos em magnésio. ...
  • Alimentos ricos em potássio ajudam a reduzir as cãibras. ...
  • Banana ajuda a relaxar os músculos. ...
  • Batata-doce pode ser consumida de diferentes formas. ...
  • Folhas verdes escuras possuem uma importante combinação de vitaminas e minerais.

Fazer massagens firmes com movimentos circulares no músculo / região atingida; Adotar posições que alonguem os músculos atingidos, na tentativa de os relaxar. Por exemplo, numa cãibra da 'barriga da perna' sentar com a perna esticada e puxar os pés para trás com as mãos; Aplicar calor na região atingida.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas.

magnésio dimalato

O magnésio dimalato é uma forma específica de magnésio que, segundo estudos, também pode ser eficaz no combate às câimbras musculares em função da sua alta biodisponibilidade.

Muitos estudos utilizam como dose de suplementação 300mg de bicarbonato/kg de peso, 1 a 2 horas antes do treinamento, com o objetivo de retardar a fadiga e acelerar a recuperação muscular. Pode ser adicionado a sucos de frutas ou com água. A resposta à utilização do bicarbonato de sódio é variável para cada indivíduo.

Magnésio - Ajuda na prevenção de câimbras e promove o bom funcionamento dos músculos.

Etiologia das cãibras musculares

  • Cãibras idiopáticas benignas no membro inferior (cãibras nas pernas na ausência de uma doença causadora, geralmente à noite)
  • Cãibras musculares associadas a exercícios (cãibras durante ou imediatamente após o exercício)

Uma das causas de cãibras frequentes é a má circulação do sangue, consequência de uma doença varicosa. Muitos pacientes de doenças venosas crônicas, como varizes, se queixam do incômodo.

Entretanto, quase sempre esses episódios não significam nada. Afinal, a origem das cãibras está em coisas corriqueiras e simples, como exercícios físicos intensos, desidratação ou falta de atividade na musculatura. Entretanto, há situações em que elas podem indicar a presença de alguma doença vascular.

O desequilíbrio nos teores de sódio e potássio, causado por má alimentação, provoca uma inversão de posição dos minerais, o sódio passa a ocupar o lugar do potássio e vice-versa, o músculo então se contrai involuntariamente e ocorre a cãibra.

Pomada Calminex H 20g é indicada para tratamento sintomático de dores nas articulações e músculos resultantes de contusões, torções, estiramentos, torcicolos, traumatismos e câimbras. Também pode ser utilizado no tratamento de sintomas da nevralgia. Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos.

A banana é rica em água, potássio e carboidratos (que fornecem glicose). Dessa forma, em teoria ela poderia ajudar a combater as câimbras por ajudar a manter a hidratação do corpo, fornecer energia aos músculos e repor os níveis de potássio – mas isso nem sempre se confirma.