Que tipo de documento e um diploma?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Já o diploma é um documento que é concedido ao concluir um programa de ensino superior de maior carga horária, como uma graduação. Todos os diplomas ou certificações, quando são de cursos superiores, devem ser emitidos por instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo MEC.

Após o término do curso, o formado recebe um diploma de graduação, um documento de validação que comprova que ele concluiu a faculdade. Um diploma de graduação, então, é uma maneira de comprovar que você está habilitado para exercer a função para a qual estudou no curso superior.

O diploma é um diferencial no currículo que agrega a sua qualificação profissional. O ensino fundamental e o médio estão presentes em quase todos os currículos os candidatos. Dado isso, essa formação básica não é suficiente. Um curso superior direciona a carreira do profissional e o coloca numa posição vantajosa.

Ser um portador de diploma significa já ter cursado e concluído uma graduação. O diploma é um documento emitido por uma instituição de ensino e serve para comprovar a conclusão de um curso e o grau acadêmico. Ele, inclusive, atesta as competências e habilita o portador a exercer as atividades da profissão.

Qual a diferença entre histórico escolar e certificado de conclusão? No histórico escolar constam apenas as suas notas durante o período, não sendo possível comprovar sua conclusão. Já o certificado, tem a informação oficial de que o aluno concluiu o ensino de acordo com as leis.

Diploma é basicamente um título emitido por uma universidade ou faculdade. Desse modo ele é um documento formalizado que comprova a sua formação superior em um instituição de ensino desse nível. Além disso, somente instituições credenciadas pelo MEC podem emitir esse documento.

Certidões de conclusão de curso têm o mesmo efeito de diplomas e podem ser aceitas para comprovação de requisitos acadêmicos.

O certificado de conclusão do ensino médio é um documento que comprova a finalização da educação básica brasileira. Após cursar os três anos do ensino médio, o estudante recebe o seu histórico e uma declaração que cumpriu as suas obrigações e está apto para dar início a uma nova etapa: o ensino superior.

O comprovante pode ser: Histórico Escolar. Diploma ou Certificado de conclusão de curso.

O comprovante de escolaridade é um documento que comprova o nível de escolaridade do cidadão. Este comprovante pode ser atestado por outros documentos, como diploma, histórico escolar e até mesmo a declaração de conclusão.

Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Nesse sentido, você deve ir na parte de “Formação Acadêmica” ou “Histórico Escolar”, como queira, e escrever o nome do diploma, o nome da escola e o ano de conclusão. Exemplo: “Técnico em Informática, Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional, 2018”.

Atualmente, o diploma de curso superior tende a ser visto menos como um diferencial e mais como uma exigência pelas empresas. Então, devido à competitividade do mercado de trabalho, a qualificação é um fator decisivo para o sucesso dessa empreitada.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

Art. 99. Os diplomas de cursos de graduação serão emitidos pela IES que ofertou o curso e serão registrados por IES com atribuições de autonomia, respeitada o disposto no art. 27 e conforme regulamento a ser editado pelo Ministério da Educação.

O certificado do ensino médio é emitido ao término do ensino médio, geralmente no início do segundo semestre do ensino médio. Ele é a comprovação de que o aluno completou o ensino médio como determinado pelo governo e portanto está apto a ingressar na universidade ou universidade.