Que tipo de desodorante pode levar no avião?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem. Essa orientação também vale para espuma de barbear, spray de cabelo e até bombinhas de asma.

Quanto aos aerossóis, eles são permitidos apenas para uso médico ou de higiene pessoal. Nas bagagens de mão em voos nacionais, cada pessoa pode levar até 4 frascos, com limite de 300 ml ou 300 g.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a recomendação é de 500ml por item, e no total 2 litros. Vale sempre a dica de consultar, no site da cia.

Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais. No entanto, em alguns casos, a resposta para essa pergunta não é tão simples e envolve alguns aspectos que precisam ser considerados, como a apresentação do medicamento (líquidos têm restrição maior, como mostraremos).

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

23 kg

A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. O valor do excesso de bagagem por peso não é uma regra única.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

Assim, se o seu perfume estiver em uma embalagem de no máximo 100 ml e for um perfume de valor mais elevado, vale sim a pena levá-lo consigo na bagagem de mão. Caso o perfume possua mais de 100 ml e você ainda assim deseje levá-lo em sua bagagem você também pode colocá-lo em sua bagagem despachada.

Itens de higiene pessoal e bem-estar
Líquidos como shampoo, condicionador e perfume são permitidos apenas em embalagens de menos de 100ml cada.

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro.

Por outras palavras, os recipientes individuais devem ter um máximo de 100 ml e, no total, não devem exceder 1 litro no total. Se quiser exceder esta quantidade, por favor note que não há restrições para líquidos na bagagem despachada.

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg? Bagagem de mão com excesso de peso deve ser despachada. Se a sua bagagem de mão não atender as regras você não poderá levá-la a bordo, sendo obrigatoriamente despachada.

A seguir, confira a lista de itens permitidos na mala de viagem despachada no check-in de voos internacionais: Esmalte de unha. Medicamentos líquidos. Medicamentos em comprimido (caso seja tarja preta, é necessário apresentar a receita médica)