Que tipo de corrida queima mais gordura?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Q2: Quanto tempo é preciso correr para queimar gordura? Uma corrida lenta e de baixa intensidade usa mais gordura como combustível.

1 – Corrida
A queima calórica varia muito de acordo com a intensidade da corrida, mas correr em um ritmo relativamente normal permite gastar entre 800 e mais de 1 mil calorias. É um esporte recomendado para melhorar a capacidade cardiovascular, trabalhar os glúteos, as coxas e as panturrilhas.

O treino de corrida para perder gordura é feito em 4 semanas, com esforço progressivo e em dias alternado (terça, quinta e sábado, por exemplo), para que o músculo possa descansar e para evitar a perda de massa muscular.

É melhor correr rápido ou devagar? Você queima mais ou menos 65 calorias por quilômetro em corridas mais lentas. Corridas curtas e rápidas queimam um pouco mais, e ainda são ótimas aliadas para aumentar o gasto calórico do pós-treino (mais que as corridas lentas).

Isso porque, se quiser perder, digamos, um quilo por semana, precisa queimar mais de 500 calorias por dia. “Para fazer isso é provável que tenha que correr 45 minutos todos os dias da semana.

Quem quer perder barriga correndo deve praticar a atividade pelo tempo estimado de 30 a 45 minutos por sessão, podendo correr de 3 a 4 vezes por semana. Vale lembrar que ultrapassar esse limite requer um grande desempenho físico, geralmente realizado por atletas de alto rendimento, como maratonistas profissionais.

Veja abaixo os melhores exercícios para emagrecer e perder medidas abdominais rápido:

  • Caminhada,
  • Corrida,
  • Dança,
  • Natação,
  • Pular corda,
  • Subir e descer escadas,
  • E ciclismo ou bike indoor.

Isto porque, se quiser perder, digamos, um quilo por semana, necessita de queimar mais de 500 calorias por dia. “Para fazer isso é provável que tenha que correr 45 minutos todos os dias da semana.

Como emagrecer 1 kg por semana

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

Normalmente, a primeira parte do corpo que emagrece é o rosto. Isso ocorre porque a gordura facial é frequentemente a mais fácil de queimar, especialmente se você estiver seguindo uma dieta saudável e equilibrada. Perda de peso nos quadris e coxas.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Será que correr emagrece? Uma dúvida muito frequente de quem está começando a praticar exercícios é se essa atividade ajuda a emagrecer. E a resposta é: sim! Correr, seja na rua ou na esteira, é considerado um exercício aliado do emagrecimento pois ajuda na perda calórica.

Treino progressivo de subidas na esteira
Corra em ritmo leve por três minutos para continuar o aquecimento. Com a esteira em velocidade moderada, repita cinco vezes: corra com inclinação de 3% por 90 segundos, depois corra sem inclinação nenhuma por um minuto. Então, com inclinação de 4%, corra por 90 segundos.

Corrida/trote pela manhã pode dar um gás na energia para avançar nas tarefas do dia, além de melhorar a concentração. A corrida matinal também favorece a redução da hipertensão e melhora do sono. Também acelera o metabolismo, o que acelera a queima calórica ao longo do dia.

Correr três dias (dias alternados) por semana é suficiente para estimular as adaptações fisiológicas para ficar em forma ou manter um nível de condicionamento físico atual.

Para uma fase inicial de adaptação, alterne 1 minuto de corrida bem leve com 1 minuto de caminhada. Faça isso por 25 minutos, 3 vezes por semana, durante 1 mês. Progressivamente, aumente a corrida leve e vá evoluindo para uma caminhada rápida. Sempre respeite seus limites.

Em 30 minutos de corrida, pode-se perder cerca de 300 kcal. Mas é importante manter uma boa frequência de treinos e cuidados com alimentação e hidratação.

Se corre com o objetivo de vencer a batalha contra a balança, saiba que não há um tempo certo, mas que “sessões de treino entre 30 a 45 minutos durante 3 a 4 vezes por semana serão suficientes”.

E o maior custo para essa prática é normalmente a compra de um tênis adequado. Apesar de a caminhada ter menor intensidade e queimar menos calorias, ela elimina mais gorduras do que a corrida.