Que tipo de conta não pode ser bloqueada pela Justiça?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Uma das contas que não pode ser bloqueada judicialmente é a conta-salário. Esta é uma conta bancária destinada exclusivamente ao recebimento de salários, aposentadorias e pensões, não sendo possível a realização de saques em caixas eletrônicos ou por meio de cheques.

Vale ressaltar que existe um limite mínimo para o bloqueio judicial, que corresponde a 40 salários mínimos os quais devem estar depositados em uma conta poupança do devedor, como forma de garantir sua dignidade mediante a preservação de um numerário suficiente para sua subsistência, ou seja, não é permitido ultrapassar ...

Não é possível movimentar o dinheiro já existente na conta bancária bloqueada judicialmente, uma vez que a finalidade do bloqueio é justamente reter os valores para pagamento da dívida. Todos os recursos disponíveis ficam bloqueados, incluindo o saldo e quaisquer depósitos posteriores.

É possível o bloqueio da NuConta via BacenJud? Sim, o dinheiro disponível na NuConta pode ser bloqueado através do BacenJud, caso você sofra um processo de execução e tenha uma ordem judicial nele.

Para evitar estes tipos de contratempo, a contratação de uma gestora de tesouraria pode resolver a questão. Os problemas jurídicos da empresa podem ser resolvidos a seu tempo através dos advogados. Depois dos valores bloqueados não existe margem para solução.

Por quanto tempo a conta pode ficar bloqueada judicialmente
Geralmente, o bloqueio é mantido até que a dívida seja quitada ou que haja uma determinação judicial para sua liberação.

Nesses casos, é feito um pedido judicial para liberação dos valores que haviam sido bloqueados. #3. Conta digital pode ser bloqueada judicialmente? Resposta: Sim, qualquer conta Bancária está sujeita a bloqueio.

Para ingressar com o processo, é preciso contar com os serviços de um advogado especializado e se dirigir ao Juizado Especial Cível (JEC), para dívidas de até 20 salários mínimos, ou à Justiça comum, para valores acima desse limite.

Nos termos da jurisprudência desta Corte, são impenhoráveis os valores poupados pelo devedor, seja em caderneta de poupança, conta corrente, fundo de investimentos ou em papel moeda, até o limite de 40 salários mínimos.

Alguns exemplos comuns de bens impenhoráveis incluem: a residência familiar, desde que seja o único imóvel e que não seja utilizado para atividade comercial; salário, desde que respeitado o limite de até 50 vezes o salário mínimo; aposentadoria, pensões e outros benefícios previdenciários; ferramentas de trabalho, ...

É muito difícil você descobrir, por conta própria, de onde veio o bloqueio judicial. Exatamente por isso que o recomendável é sempre perguntar ao órgão responsável pelo bem. Ele quem terá todas as informações sobre o bloqueio, incluindo o número do processo que deu origem à restrição.

Assim, se a sua conta for bloqueada judicialmente, você estará impossibilitado de realizar qualquer transação bancária durante o período determinado pela medida. Ou seja, você até poderá receber dinheiro na sua conta, porém não será possível sacá-lo, transferi-lo ou realizar qualquer outra transação com ele.

Uma ou mais contas bancárias podem ser bloqueadas quando um processo judicial está em fase final.

Para consultar, deve-se digitar o CPF ou o CNPJ da pessoa/empresa que está devendo. No BacenJud, é possível ainda cadastrar uma conta destinada a bloqueio em um Tribunal Superior. Ao acioná-la, o usuário tem acesso a uma base de dados para o informar quando preencher a minuta.

Por se tratar de bloqueio judicial, não realizado pelo Nubank, será necessário que solicite a um advogado particular ou a defensoria pública de sua região o acompanhamento integral do caso, que será feito com base no número de processo o qual o encaminhamos por mensagem privada.

Assim, o bloqueio judicial em conta-corrente do devedor pode durar por tempo indeterminado.

Um bloqueio de valores ocorre quando recebemos uma ordem do Poder Judiciário para realizar o bloqueio dos valores disponíveis na conta, por motivo de algum processo judicial. Nós do PicPay Negócios não possuímos detalhes dos motivos que fizeram a autoridade judicial a determinar o bloqueio.