Que tipo de compressa é bom para inflamação?

Perguntado por: amartins3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

O calor relaxa os músculos, dilata os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo, ação que contém o processo inflamatório e purifica a região. O sal age como potente antiinflamatório, sem contar a questão energética.

A contraindicação para o seu uso é em casos de febre, pois pode elevar ainda mais a temperatura corporal. Da mesma forma que a compressa fria, a quente pode ser utilizada por cerca de 15 a 20 minutos, sempre enrolada em uma fralda ou pano fino para evitar contato direto com a pele, e assim, queimaduras.

Quando usar compressas quentes
“As compressas quentes são vasodilatadoras e contribuem para a melhora da circulação. O calor também pode ser usado nos hematomas e inchaços que surgem após 48 horas da lesão. O calor tem bastante efeito na melhora dos processos inflamatórios”, comenta Walkíria.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

O gelo também age como analgésico, por isso é bastante utilizado em esportes de impacto. A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante aproximadamente 20 minutos, fala.

Duração do tratamento: O tratamento com gelo deve ser feito durante a fase de inflamação aguda, o que geralmente dura de 48 a 72 horas.

Ela aumenta o fluxo sanguíneo na região, aumenta a mobilidade e promove o relaxamento muscular.

A inflamação é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual.

Coloque 2 colheres de sal para cada litro de água. Deixe de molho por 20 minutos. Você também pode usar um pano molhado sobre o corte. Coloque um curativo limpo depois de cada processo.

Compressa de soro fisiológico
Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo.

  • O gelo tem indicação para lesões mais agudas, quando acabamos de nos machucar. ...
  • O calor já tem sua indicação para dores crônicas (antigas). ...
  • Se for usar bolsa térmica para aplicação do gelo ou calor recomenda-se envolver a bolsa com um pano molhado/umedecido com água, para proteger a pele.

Ou seja, não se trata de um tratamento definitivo, mas emergencial; sempre que você tiver cólicas menstruais pode recorrer a ela! E mais, não precisa se preocupar com o que vai usar para fazer a compressa. Você pode usar uma bolsa de água quente, de gel ou até mesmo uma toalha quentinha.

A terapia contrastante é comumente usada para tratar lesões esportivas, como entorses de tornozelo, torções e contusões. Ela também pode ser usada para tratar dores nas costas e dores articulares. Comece com uma compressa fria por 20 minutos, seguida por uma compressa quente por 20 minutos.

Toste ½ kg de sal grosso, numa frigideira de aço inox até este ficar muito quente. Coloque o sal quente num saco espesso de algodão ou numa fronha. Embrulhe o saco numa toalha espessa de algodão e aplique sobre a área afectada. Aqueça o sal sempre que este arrefecer.

O alívio de dores gerado pela aplicação de compressa quente é resultado do aumento do fluxo sanguíneo na região, devido à dilatação dos vasos, o que relaxa os músculos. Além disso, ela pode auxiliar na melhoria de mobilidade, liberando os movimentos da região.