Que tipo de comida pode levar no avião?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Sim, você pode levar comida no avião.

  • bolo;
  • bala;
  • bolacha e biscoito;
  • cereal;
  • chocolate;
  • frutas secas;
  • queijo;
  • sanduíches;

Para viagens dentro do Brasil, o transporte de carnes, peixes e até mesmo camarões é permitido pela maioria das companhias aéreas. Assim, esses itens e outros congelados, como o açaí e o queijo, podem ser levados desde que acondicionados corretamente.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem. Essa orientação também vale para espuma de barbear, spray de cabelo e até bombinhas de asma.

Muitos se perguntam o que pode levar na bagagem despachada. Nela, é possível levar roupas e demais itens pessoais, sempre evitando objetos de valor e documentos pessoais, que devem ser embarcados na mala de mão. Também é possível levar itens de beleza e higiene, como esmaltes, sabonetes e desodorantes.

O que aconteceu? De acordo com dados da Scotland Yard, foram organizadas ações para causar explosões com líquidos químicos transportados na bagagem de mão.

Itens permitidos
Itens de uso pessoal, principalmente medicamentos, podem ser levados tranquilamente na mala de mão. Só que, para produtos de higiene em forma líquida, há um novo limite. Os frascos podem ter, no máximo, 100 ml ou 100 g, e precisam estar em uma embalagem transparente e plástica.

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

Sim, você pode levar comida no avião.
Porém, é extremamente importante respeitar as regras de segurança do aeroporto. Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

Sim! Levar comida no avião é um direito do passageiro aéreo, seja na bagagem de mão ou na bagagem despachada.

Peixes, camarões, carnes e produtos frescos
Deve-se embalar os alimentos e colocá-los em um isopor ou caixa térmica. É importante que o alimento não tenha contato direto com o gelo, por isso, recomenda-se embalagens a vácuo – até porque, conservam melhor o alimento e evitam mau cheiro.

A bagagem de mão de até 10 kg faz parte das regras de embarque para voos domésticos e internacionais. Caso a mala do passageiro ultrapasse esse limite, é necessário pagar uma taxa para que a ela seja despachada no compartimento de cargas do avião.

Isso porque até os quilos excedentes têm um limite. Caso exceda esse teto, a bagagem não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia. Ou ainda poderá ser dividida em dois volumes, desde que sejam pagas as taxas pelo número de volumes e/ou excesso de peso.

Itens que não pode levar na mala de mão:

  • Armas.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes.
  • Ferramentas de trabalho.
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.
  • Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.

Em voos domésticos e internacionais partido de aeroportos brasileiros, a mochila para ser considerada bagagem de mão, deve medir no máximo 55 x 35 x 25 cm (altura, largura e profundidade), incluindo bolsos, rodas e alça e não pode pesar mais que 10Kg .

A bagagem de mão pode ser colocada no bagageiro superior da aeronave (aqueles acima dos assentos). Em caso de mochilas ou bolsas, a recomendação é armazenar no espaço disponível abaixo da poltrona à frente.