Que tipo de cola usar para colar fita de cetim?

Perguntado por: rdrumond2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A cola quente possui ótima aderência. Contudo, é necessário tomar cuidado para não pôr cola em excesso, porque ela dá volume à peça. A cola branca não é muito indicada, pois ela pode manchar com facilidade. As colas instantâneas, apesar da ótima aderência, podem enrijecer a fita e prejudicar o acabamento.

A fita de cetim é muito utilizada na confecção de acessórios de cabelo. Eles podem ser feitos nas mais diversas cores ou até mesmo colorido. Outra possibilidade sobre o que fazer com fita de cetim é personalizar convites e cartões. A ideia de fazer uma laço para deixar delicado e charmoso.

Loctite Durepoxi Líquido

Para a maioria dos reparos em vidro, o Loctite Durepoxi Líquido é a escolha certa. A cola para vidro da Loctite é um adesivo transparente de secagem rápida e alta resistência, e foi especialmente desenvolvida para peças que exigem acabamento transparente.

Cola para Isopor ou EVA
Se você quer uma alternativa mais fácil de usar do que a supercola ou a cola quente, pode optar pela cola de isopor, bem legal para maquetes e peças em EVA, papel e acetato (um tipo de plástico).

A Cola de Silicone Tekbond é recomendada para trabalhos artísticos, especialmente para trabalhos em E.V.A., isopor*, papel, papelão, tecidos, esponjas, cortiças, madeiras, entre outros.

É uma cola transparente, viscosa, feita a partir de copolímero de borracha sintética especial com grande desempenho após curado.

A cola quente possui ótima aderência. Contudo, é necessário tomar cuidado para não pôr cola em excesso, porque ela dá volume à peça. A cola branca não é muito indicada, pois ela pode manchar com facilidade.

Utilizada por diferentes segmentos da indústria, a fita adesiva acrílica é um produto desenvolvido para a fixação de diversas estruturas. Sua matéria-prima é um polímero sintético opticamente transparente, de fácil processamento e bastante versátil.

A textura, maciez e brilho do cetim encantam e embelezam presentes, decorações e eventos. Esse tecido delicado se originou na China, a partir da seda. Hoje, o raiom e outras fibras sintéticas são a base do cetim, mantendo como característica sua leveza e brilho, especialmente em roupas de festa.

Cola de cianoacrilato
Também conhecida como “supercola” ou “super bonder”, pode ser usada para colar superfícies de madeira, cerâmica, papel ou tecido.

Cola de silicone para artesanato
Essa é uma cola muito usada no universo do artesanato. É muito versátil, principalmente onde adesivos instantâneos não podem ser aplicados, sendo geralmente indicada para trabalhos em EVA, isopor, papel, tecidos variados, dentre outros, sem agredir esses materiais.

A cola E6000, versão importada, e a cola E600, versão nacional, possuem a mesma proposta: colar materiais de difícil aderência com qualidade e precisão. Além de colar borracha, vidro, acrílico e plástico, também é indicada para artesanatos que são feitos com pedrarias, como blusas e chinelos decorados.

A cola produzida pela Caulobacter tem uma força de adesão de 68 newtons por milímetro quadrado (N/mm2), enquanto as melhores "supercolas" disponíveis comercialmente quebram-se quando sujeitas a forças de no máximo 28 N/mm2.

A Cola quente é também chamada como adesivo termoplástico. Leia mais. Nas versões bastão fino e grosso, encontre também as pistolas de cola quente.

Cola de silicone
Essa cola leva 24 horas para secar, lembra a cola quente só que possui compostos que deixam o material em forma líquida. Cola muito bem EVA, Feltro, tecidos sintéticos e isopor.