Que tipo de coisas não se deve falar com pessoas ansiosas?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

O que evitar falar diante de uma pessoa com crise de ansiedade?

  • “Mantenha a calma”
  • “Você está exagerando”
  • “Eu te entendo!”
  • “Você tem que superar”
  • “Eu também sou ansioso

Fatores ambientais (trabalho muito estressante, rotina de vida agitada) Tipo de personalidade (algumas pessoas tem uma base ansiosa, ou seja, sua própria personalidade as coloca em risco de desenvolver um transtorno) Sexo e gênero (mulheres tem duas vezes mais chances de desenvolver um transtorno de ansiedade)

Segue algumas frases que não se deve falar em momentos de crise de ansiedade:

  1. Fique calmo. ...
  2. Eu também sou ansioso. ...
  3. Isso é bobagem, vai passar. ...
  4. Você consegue, enfrente esse medo. ...
  5. Beba alguma coisa para relaxar. ...
  6. Foi alguma coisa que eu fiz? ...
  7. Não pense nisso. ...
  8. Nada de ruim vai acontecer.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Perguntas de psicólogos para pacientes com ansiedade

  1. Você tem pensamentos acelerados?
  2. Quais situações despertam mais ansiedade?
  3. Como você lida com a inquietação?
  4. Você se sente ansioso todos os dias?
  5. O estresse também é um problema recorrente na sua vida?

Discordâncias são comuns num relacionamento, mas com um ansioso além dos pensamentos dele, ele vai tentar imaginar os do parceiro, e se adiantar, e atropelar tudo mesmo sem querer, e se arrepender. E talvez se sentir culpado por tudo ter dado errado.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

A ansiedade é um estado normal do corpo saudável, uma pessoa ansiosa está sempre alerta, observa e avalia os prós e contra do momento, planeja futuro e tem pensamento ativo de luta e fuga.

Os distúrbios de ansiedade são provocados por desordens do sistema nervoso simpático que liberam na circulação quantidades muito altas de hormônios envolvidos na reação de estresse. Quando não tratados, o risco de o indivíduo desenvolver transtorno do pânico é alto.

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Medite nestas palavras por um momento.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Veja abaixo cinco formas de ajudar quem lida com a ansiedade.

  1. “Você pode falar mais sobre o que está sentindo?” ...
  2. “Sinto muito que você esteja passando por isso.” ...
  3. “Não é culpa sua.” ...
  4. “Isso deve ser muito difícil para você.” ...
  5. Fique em silêncio.

A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo a determinada situação, um mecanismo de sobrevivência para lidar com situações em que entendemos estar em perigo, como um tipo de expectativa em relação ao que está por vir.

Amar alguém que sofre de ansiedade não é fácil. Você tem que entender que: Vão ter dias de insegurança, onde não importa o que você fale, ela vai se sentir insuficiente, feia, péssima e por isso vai sentir que a qualquer momento você vai encontrar alguém que melhor que ela.

Como o transtorno de ansiedade pode afetar o relacionamento conjugal. Uma relação conjugal deve ter harmonia. Para ser funcional, o casal precisa dialogar nos momentos estáveis para estar fortalecido nos momentos de crise.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Outros sintomas comuns da ansiedade incluem sudorese, dores de cabeça, desconfortos gástricos ou abdominais e muitos outros. No entanto, nem sempre a dor do peito tem origem emocional, podendo ser causada por alterações cardíacas ou pulmonares, por exemplo.

Dores no peito, enjoos e suor excessivo podem aparecer
A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular.