Que tipo de chá é bom para cistite?

Perguntado por: tsantos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Alguns chás podem ajudar a aliviar os sintomas de cistite e acelerar a recuperação, já que possuem propriedades diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas, como é o caso do chá de cavalinha, uva-ursina e camomila, podendo ser facilmente preparados em casa.

Chá-de-Java
É um chá caseiro bom para cistite – ou qualquer outro problema do trato urinário, como uretrites, infecções urinárias e pedras nos rins. Ferva 1 litro de água e depois adicione 6 a 12 gramas de folhas secas. Coloque a infusão para repousar por 10 a 15 minutos. Coe antes de beber.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Gino-Canesten® creme vaginal é um medicamento utilizado para tratar infecções da vagina causadas por fungos. A substância ativa, clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias.

6 melhores chás para infecção urinária

  1. Uva ursina. ...
  2. Hidraste. ...
  3. Cabelo de milho. ...
  4. Dente-de-leão. ...
  5. Bucho. ...
  6. Cavalinha.

Não. A nimesulida é um antiinflamatório não esteroidal, classe de medicação que trata dores e inflamações. A infecção do trato urinário é uma condição causada, na maioria das vezes, por bactérias. O seu tratamento envolve o uso de antibióticos.

Possíveis complicações da cistite
Uma cistite mal tratada pode ocorrer problemas como a migração das bactérias da bexiga para os rins (pielonefrite) tornando o caso mais grave. Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Existem maneiras de prevenir a cistite? A médica garante que algumas medidas podem ajudar e orienta a ingerir bastante líquido, de preferência água e procurar urinar a cada três horas, principalmente as mulheres.

O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga). A cistite, porém, pode ser absolutamente assintomática.

O tratamento é simples:
Num copo com 200 mL de água, adicione uma colher (chá) de bicarbonato de sódio. Depois, acrescente umas gotinhas de limão. Beba imediatamente. Faça isso em jejum ou com o estômago vazio ao menos duas horas antes de uma refeição.

3 formas de evitar ardência ao urinar

  1. Beba muito líquido: O consumo de água, chás e sucos (sem adoçar) colaboram para a limpeza do seu organismo, uma vez que ajudam a eliminar bactérias. ...
  2. Não segure a urina: ...
  3. Consuma alimentos ricos em vitamina C: