Que tipo de carne e o Lagarto?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Corte traseiro do boi, o Lagarto tem fama de ser a carne mais seca e magra do animal. As suas fibras são de tom vermelho-claro devido à pouca irrigação e ausência de marmoreio, por não ter gordura entremeada. A carne exige um preparo com longo tempo de cozimento para ficar tenra e macia.

Simplesmente porque o corte lagarto está localizado entre o coxão mole e duro.

O famoso e versátil lagarto localiza-se na porção traseira do animal. Este corte separa o coxão duro do coxão mole. Com um característico e bem delimitado formato alongado e arredondado, esse corte apresenta-se de cor clara. É uma carne bastante magra e, ainda assim, muito saborosa.

Lagarto

Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia.

Também chamado de lagarto paulista, branco, posta branca, paulista e tatu, o Lagarto Friboi tem formato arredondado, fibras magras e fica localizado na parte traseira do boi.

A carne de lagarto contém vitaminas do complexo B, ferro e zinco, nutrientes importantes para a saúde do organismo. Além disso, ela também é uma carne magra, com baixo teor de gordura, o que a torna uma opção saudável para quem busca controlar o consumo de gorduras saturadas.

R$ 38,99 /Kg.

Em 100 gramas de lagarto há quase o valor diário de zinco indicado para um adulto (o homem precisa de 11 mg e a mulher, de 8 mg). Segundo Rachel, esse nutriente está envolvido em várias reações, a exemplo da maturação óssea e do desenvolvimento neurológico.

Existem exceções como é o caso do flat iron. Extraído da paleta bovina, mais precisamente da raquete, é considerado pelos especialistas o melhor corte dianteiro do boi. É apontado por muitos como o segundo corte mais macio do animal, só perdendo para o mignon.

Segundo a nutricionista Bruna Bellusci, no topo deste ranking estão o famoso filé mignon e o patinho. Saiba mais sobre esses cortes: Filé mignon: conhecido pela maciez, sabor suave e por ter pouquíssima gordura, é uma carne nobre que além de gostosa é aliada da saúde. É retirada da parte superior traseira do boi.

O quarteto das melhores carnes bovinas são: filé mignon, contra filé, picanha e alcatra, no entanto, há outras carnes de ótima qualidade e mais em conta no açougue! Em sua maioria, localizadas na região traseira e dorsal do boi.

Patinho: uma carne grande e ao mesmo tempo fina, indicada para bifes à milanesa, enrolados ou outros tipos de fritura. Apresenta um tempo de preparo rápido para uma carne macia e suculenta. Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada.

Acompanha arroz branco soltinho e um aveludado purê de batata.

Talvez seu ponto fraco seja baixa temperatura, porque assim como os répteis ele possui sangue frio, o que o deixa com o metabolismo extremamente lento.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto.

O diafragma do boi, ou 'entranha', por exemplo, é muito consumido na Argentina e Uruguai. E foi popular no Brasil durante muito tempo. Só que agora o pessoal não consome mais. Além de extremamente barata, é muito macia.

Assado em tiras: corte retirado do dianteiro do boi, no sentido transversal ao dos ossos. Top sirloin: é o corte retirado da parte mais nobre do lombo, algo como o nosso contrafilé; destaca-se pela maciez e pelo sabor. Flat iron: nesse corte, a carne é retirada da raquete, que fica na paleta do boi.

Coxão Mole
Também conhecido como chã de dentro, chã, coxão de dentro, polpa e polpão.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

Carne bovina

1. Carne bovina. Principal fonte de ferro, a carne bovina também traz uma série de nutrientes como proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas A e do complexo B e outros minerais como zinco, fósforo, potássio e magnésio.