Que tipo de calçado usar para quem tem fascite plantar?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O recomendado são calçados com um pequeno salto na região do calcanhar para não forçar os joelhos, o salto deve ser entre 2,0 cm a 4,0 cm.

O uso de sapatos de salto alto e rasteirinhas poderão piorar a dor e forçar ainda mais as estruturas afetadas. O uso de uma sandália com um pequeno salto de até 4cm na região do calcanhar irá ajudar na diminuição da dor e reduzir o esforço sob o joelho.

2 – Evite ficar longos períodos em pé
Assim, o ideal é sempre procurar se movimentar um pouco, após um certo período em pé, para que a musculatura do pé e das pernas não fique tensionada, o que favorece o aparecimento da dor.

O tratamento da fascite plantar tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dependendo da fase e do estágio da doença, recomendam-se repouso, gelo e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas que realizem uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés.

Em geral, a caminhada pode ser benéfica para a fascite plantar, pois ajuda a fortalecer os músculos e tendões do pé. No entanto, é importante tomar algumas precauções para evitar piorar a condição.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Colocar um travesseiro macio ou usar meias sob seus pés fará você se sentir confortável dormindo à noite.

Ficar descalço enquanto estiver em casa
Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor. Em alguns casos, onde a lesão ainda está muito aguda, a falta de algo na sola do pé pode piorar a dor, então ainda não seria o momento de ficar descalço.

Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.

Almofada confortável com tecido macio e acolchoamento interno preenchido com espuma respirável para eliminar o calor e suor. Tirante inferior de Neoprene duplamente almofadado para fixação e maior conforto para o pé. Mantém o pé confortavelmente na posição terapêutica, recomendada durante toda noite.

O tempo de tratamento pode variar entre 6 a 8 semanas, dependendo da intensidade do problema e, claro, da adesão correta à terapia. É necessário seguir exatamente o que o profissional da saúde prescrever. Dessa forma, aumentam, e muito, as chances de a fascite plantar ser curada.

A cirurgia de alongamento para fascite plantar pode ser realizada quando não existe melhora dos sintomas após, pelo menos, 6 meses de tratamento conservador continuado e bem realizado. Ela está indicada quando existe encurtamento e contratura persistente da musculatura da panturrilha.

Injeção de ozônio no tratamento da Fascite Plantar crônica.

O alongamento é uma das formas mais eficazes para prevenir e tratar a fascite plantar, sendo fundamental. Afinal a causa mais comum da patologia é a tensão da musculatura, principalmente, da panturrilha e fáscia plantar, provocando assim o estiramento dos tecidos que cobrem esses músculos.

Natural. Como tratamento natural para fascite plantar, podemos citar a utilização de óleos para massagens na região da sola do pé. Além disso, a utilização de gelo na região, bem como a Fisioterapia apresenta excelentes aliados para melhorar o quadro de fascite plantar e prevenir futuras recorrências do problema.

Como fazer alongamento para fascite plantar

  • 1 – Relaxamento da fáscia com bola de tênis. ...
  • 2 – Alongamento das panturrilhas. ...
  • 3 – Relaxamento da fáscia com garrafa congelada. ...
  • 4 – Alongamento com toalha. ...
  • 5 – Massagem na sola do pé

O principal sintoma da fascite plantar é a dor na sola do pé, que pode ser sentida em qualquer ponto da sola do pé, embora seja muito comum as pessoas relatarem dores no calcanhar.

Você pode aplicar gelo enrolado num papel de cozinha e deixar atuar durante 15 minutos, duas vezes ao dia.

É isso mesmo: o uso do chinelo ortopédico é recomendado por podólogos, ortopedistas e outros profissionais da saúde para pessoas de todas as idades e perfis. O mais importante é respeitar o seu tipo de corpo e as necessidades que você tem, para encontrar o formato e o modelo mais indicados para você.