Que tipo de barreira o apêndice participa no nosso organismo?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Órgão do sistema imunológico: é amplamente aceito que o apêndice tenha uma função imunoprotetora e atue como um órgão linfoide, especialmente em pessoas mais jovens. Ele contém células imunes em seu interior, que auxiliam no combate a infecções e contribuem para a resposta imunológica do organismo.

O apêndice é um pequeno órgão adjacente ao intestino grosso, localizado na porção inferior do abdômen, do lado direito. Sua função é produzir e armazenar bactérias auxiliares no processo de digestão.

O apêndice é pequeno tubo de fundo fechado localizado na primeira porção do intestino grosso. O tamanho do apêndice de um adulto saudável é de aproximadamente 10 centímetros de extensão. Pode ser denominado também de apêndice cecal, apêndice vermiforme ou apêndice vermicular.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo ligado ao intestino grosso, na parte inferior direita do abdômen. Quando infeccionado, causa sinais e sintomas de apendicite. A apendicite é uma emergência.

Estudos sugerem que o apêndice pode ter sido útil para nossos ancestrais e que estes possuíam uma dieta mais rica em vegetais, uma vez que o apêndice apresenta como função principal abrigar micro-organismos capazes de quebrar a celulose.

Segundo o médico cirurgião Dr. Marcelo Falcão, “só existe uma forma de tratar a Apendicite Aguda, que é por meio da Apendicectomia, uma cirurgia que consiste na retirada do órgão. Por esse motivo, quem já teve apendicite não voltará a ter.”

A apendicite pode evoluir para complicações graves, como a peritonite, que é a inflamação da mucosa que reveste a cavidade abdominal. Nesses casos, a não retirada do órgão pode representar risco de morte.

Contudo, a apendicite é uma emergência médica que exige cirurgia. O distúrbio é raro em crianças com menos de um ano de idade, mas se torna mais comum à medida que as crianças crescem e é mais comum em adolescentes e adultos com 20 a 30 anos.

O apêndice é um órgão localizado na primeira porção do intestino grosso, com um formato fino e longo. Quando ocorre a inflamação do órgão, que se desenvolve e tem uma maior incidência em indivíduos jovens, surge um quadro de apendicite.

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão.

Mas, antes de conhecer melhor o que é apendicite, é importante saber que existem dois tipos de quadro clínico para essa complicação: a apendicite crônica e a aguda.

A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.

Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.

Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação é uma maneira de reduzir os riscos de apendicite, pois esses nutrientes facilitam o trânsito intestinal e diminuem a incidência de obstrução do órgão. Pelo mesmo motivo, tomar bastante água ajuda a manter o fluxo digestivo.

As regiões indicadas pelos números 7 e 9 são as fossas ilíacas e o número 8, o hipogástrio, mais conhecida como região abaixo do umbigo.

A apendicite pode causar dor em toda a região da barriga, porém o mais comum é que a dor ocorra na parte inferior do abdome do lado direito. Saber onde dói, quando se trata de uma possível apendicite, pode auxiliar na hora de buscar atendimento médico e diagnosticar a condição precocemente.

Tirapelli fala que o apêndice vermiforme não tem função digestiva, porém, tem uma nova função de órgão de defesa. É análogo às tonsilas, que é o tecido linfático existente na parte interna da faringe, e já foi chamado de “tonsila intestinal”.

Estes são alguns dos "órgãos não vitais".

  • Baço. Este órgão está situado na parte posterior esquerda do abdômen, debaixo das costelas. ...
  • Estômago. ...
  • Órgãos reprodutores. ...
  • Cólon. ...
  • Vesícula biliar. ...
  • Apêndice. ...
  • Rins.