Que tipo de atitude deve praticar como pessoa e como cidadão?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

O que é cidadania? Cidadania é um conceito que se refere à condição de pertencimento de uma pessoa à comunidade de um país. A consequência desse pertencimento são os direitos e deveres civis, políticos e sociais, que são assegurados ao cidadão pela Constituição Federal.

Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável. A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária.

Ser um cidadão consciente é conhecer seus direitos e deveres, exercê-los e participar da vida política do país. É fundamental que os cidadãos não só votem, mas o façam com consciência, estudando candidatos, partidos, propostas, e escolhendo as que acredita serem mais vantajosa para todos.

Cumprir as leis. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. Educar e proteger nossos semelhantes. Proteger a natureza.

Tem papel fundamental na construção do corpo social, político e cultural de um país. Ser cidadão é pertencer a um país e exercer seus direitos e responsabilidades. O exercício pleno da cidadania depende de vários fatores, entre os quais está a ação do Estado na garantia das liberdades e direitos dos indivíduos.

Resposta. Resposta:obedecer as regras,ser solidário,essas coisas .

promover educação, sustento e saúde aos filhos; proteger a natureza; votar; colaborar com as autoridades e proteger o patrimônio alheio, público ou privado.

Recicle seu lixo.
Você também pode adotar algumas atitudes como usar sacolas reutilizáveis, não usar canudinho e nem descartáveis, evitar comprar mercadorias com muita embalagem, entre outras práticas…

Participação social é direito. Está na Constituição.
Essa participação pode ocorrer por meio de diversos canais. Os mais comuns são os conselhos gestores de políticas públicas que atuam nos estados e municípios (Conselhos de Assistência Social, de Saúde, de Educação).

Constituem, portanto, garantias individuais previstas na CF a todo cidadão brasileiro: direito à vida; à liberdade; à igualdade; à segurança; e à propriedade. A inviolabilidade dos mesmos é a garantia de que a relação entre o indivíduo e o Estado se mantém intacta, juntamente com o Estado Democrático de Direito.

O autor inicia seu trabalho desdobrando a cidadania em três dimensões: direitos civis (direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei); direitos políticos (direito à participação do cidadão no governo da sociedade – voto) e direitos sociais (direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde e à ...

Exemplos de deveres: cumprimento das leis, eleição de governantes através do voto obrigatório, serviço militar obrigatório (no caso dos homens)

São os principais:

  • direito à vida;
  • direito à liberdade de expressão;
  • liberdade de ir e vir;
  • igualdade entre homens e mulheres;
  • proteção da intimidade e da vida privada;
  • liberdade para exercer sua profissão;
  • direito à propriedade.

Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente. Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade.