Que tipo de arte você conhece que se manifesta através do nosso corpo?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A dança é a arte do movimento corporal. Usando o corpo como instrumento, as pessoas podem exteriorizar seus sentimentos fazendo gestos cadenciados por um ritmo.

A body art, ou arte do corpo, designa uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalhos, associando-se freqüentemente a happening e performance.

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música.

Uma escultura em marfim de um corpo feminino com dimensões exageradas é a mais antiga expressão de arte figurativa humana já encontrada. Com cerca de 35 mil anos, a peça antecipa em pelo menos cinco mil anos os registros de representações do corpo humano.

Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade.

Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte.

O corpo humano, em forma de representação, pode ser considerado a imagem com maior domínio sobre a vida dos seres humanos. A imagens do corpo humano espalhadas no cotidiano, nas ruas, nas revistas, são fortemente atrativas aos olhares. São imagens que prevalecem na vida e no mundo das Artes.

O corpo pode ser entendido como uma identidade artística de cada ser seja através de obras ou não, cada individuo é único na forma de agir e pensar. Assim, o corpo como identidade pode ser a retratação de uma simples pessoa, de uma ideia, de uma história.

O corpo representado aí combinava uma aguda observação do homem, embora numa regularidade geométrica, representada principalmente em túmulos e na estatuária.

A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.

A arte está presente em todo lugar a nossa volta: na arquitetura, na música, nas pinturas, no artesanato. Dessa maneira, a arte está presente em todas as vidas, sendo que cada um tem suas preferências artísticas. Para responder a essa pergunta devemos utilizar nossos conhecimentos sobre História da Arte.

A obra artística, enquanto objeto produzido pelo homem, revela o próprio homem - quem ele é e o que pretende ser, aquilo que faz e o que pretende fazer, aquilo de que gosta e o que lhe desgosta, o que lhe dá prazer e o que causa dor.

A Body Art se caracterizava, principalmente, na utilização do corpo como principal forma de expressão, veículo portador de atitudes e ideias.

A arte que utiliza muito a pintura corporal é a arte indígena.

Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

A figura humana é representada na Arte em épocas, lugares e por diferentes artistas, que exploraram a tridimensionalidade desde a Pré-História. Uma das principais formas de representação da figura humana pelos artistas ao longo do tempo, foi através da produção de esculturas humanas.

O corpo já não é mais visto como um instrumento, como uma máquina, como uma estrutura que já nasce pronta, fixada. Cada vez mais o corpo é visto como algo que se revela aberto a mudanças, como um processo vivo, em constante transformação.

A arte da Vida é um livro do Zygmunt Bauman, que apresenta um estudo sociológico acerca da felicidade no momento contemporâneo. Como a obra induz a muitas reflexões vou dividir a resenha em partes, para que haja mais completude.