Que tipo de animal é o tucano?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Ramphastidae, da ordem Piciformes, é a família de aves na qual estão inseridos os tucanos e também os araçaris e saripocas.

Habitat: Habitam matas de galeria, cerrado e capões. É o único ranfastídeo brasileiro que sobrevoa frequentemente campos abertos e rios largos. Alimentação: Frutas, insetos, ovos e podem predar filhotes de outras aves. Reprodução: Faz seu ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros.

Os tucanos possuem entre 46 cm e 66 cm de comprimento e bico grande, achatado lateralmente, com borda serreada e bastante colorido. O bico é tão longo que os tucanos estão entre as aves com os maiores bicos em relação ao tamanho corporal.

Animais vertebrados apresentam coluna vertebral e crânio, estruturas que ajudam na proteção do sistema nervoso, consideravelmente mais complexo do que o de outros animais. Animais invertebrados, por sua vez, não possuem coluna vertebral e crânio.

O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.

Seus predadores são águias, falcões, cobras e corujas. Quando atacados, fazem muito barulho porque vivem em bando. Os macacos e as cobras atacam o ninho dos tucanos. Vamos incluir o homem porque os traficantes de animais têm facilidade de vender aves tão bonitas.

– Tucano (substantivo assim grafado no Dicionário Eletrônico Houaiss; não se achou atestado tukano) é um substantivo e adjetivo de dois géneros1 flexionável no plural (exemplo: «A professora tucano»/«As professoras tucanos»);

1. [ Ornitologia ] Designação dada a várias espécies de aves piciformes trepadoras da família dos ranfastídeos, de bico muito grosso e comprido, encontradas na América do Sul.

São aves pertencentes à família Ramphastidae, apresentando, portanto, bico longo, recurvado, colorido, duro, cortante e leve. Seu bico, além de atuar na alimentação, é usado como caixa de ressonância, ornamento sexual e área de troca de calor.

Cruzam o ar apenas quando precisam mudar de árvore. A maioria deles é vegetariana, alimenta-se de frutas e sementes. Algumas espécies, porém, também comem pequenos animais, como pássaros e ratos. Os tucanos fazem ninhos nos ocos das árvores e as fêmeas botam de dois a quatro ovos por vez.

20 anos

Os tucanos-toco vivem, em média, 20 anos e os filhotes demoram, mais ou menos, quatro anos para virarem adultos. Os ninhos são construídos entre a primavera e o verão em ocos e troncos de árvores, ou em buracos que já existem na natureza, como cupinzeiros.

Habitat dos tucanos
Os tucanos são encontrados em regiões da América Central e do Sul, como México, Colômbia, Equador e Brasil. Vivem principalmente em florestas tropicais, sendo encontrados tanto em áreas de floresta primária quanto secundária.

O bico do tucano ajuda a capturar alimentos, como frutas e sementes, e pegar insetos e filhotes de outras aves no ninho. É também um meio para se comunicar, atrair a fêmea, se defender e intimidar outras aves.

OS ANIMAIS VERTEBRADOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM OSSOS, FORMANDO A COLUNA VERTEBRAL E O ESQUELETO. ESSA ESTRUTURA AJUDA A PROTEGER OS ÓRGÃOS E PERMITE QUE ESSES ANIMAIS SEJAM MAIORES. ELES SÃO DIVIDIDOS EM CINCO GRUPOS: PEIXES, RÉPTEIS, ANFÍBIOS, AVES E MAMÍFEROS.

Existem aproximadamente 33 filos diferentes desse tipo de animal, porém, normalmente, apenas oito desses são referenciados nos livros didáticos, sendo eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.

O reino animal é dividido em dois grupos principais: os vertebrados, que são os seres vivos que possuem vértebras, coluna dorsal e crânio, já os seres invertebrados, aqueles que não possuem vértebras, que são os animais também pluricelulares, mas que não possuem parede celular.

Classe é uma categoria utilizada na classificação científica dos seres vivos, o sistema taxonómico mais utilizado na moderna biologia.

insetos

ALIMENTAÇÃO: O tucano é frugívoro. Forneça sementes e frutas picadas diariamente, mas evite as cítricas e os alimentos ricos em ferro. Como necessita de proteína na dieta, ele caça insetos. No hábitat natural, chega a comer pequenas presas, como lagarto, perereca e ratos, ou até ovos de outras aves.

Também conhecido como tucano-toco ou tucanuçu, é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil central, em partes da Amazônia e na América do Sul. No Cerrado e na Mata Atlântica estão em maior número (principalmente no Pantanal).

Apesar de ser uma ave silvestre, é possível ter uma em casa, mas existem algumas condições. A primeira é a necessidade de autorização de IBAMA, que é responsável por fiscalizar todo processo de compra e doação. É ilegal adquirir um tucano sem a permissão do órgão, por isso é imprescindível se atentar a isto.

O topônimo tem sua origem na designação dos índios tucanos que anteriormente habitavam a região.