Que tipo de animal é o carcará?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O carcará é uma ave de rapina fácil de ser reconhecida, seja pela vocalização ou simplesmente pela aparência. Além de apresentar penas negras na cabeça, uma característica marcante desse rapinante é a cor alaranjada rente ao bico. Essa região é conhecida como cera e ela pode indicar o temperamento da espécie.

Qual a diferença entre Carcará e Gavião? Como dito, a espécie assemelha-se com os falcões, além de ter a coloração dos olhos marrom. Já os gaviões têm os olhos de cor amarela. As asas também são diferentes porque as dos carcarás são estreitas, tornando o voo mais reto.

[Zool.]- Carcará, caracará ou carancho é o nome popular de uma ave da família dos Falconídeos, gênero Polyborus. É tido como uma ave tipicamente brasileira e já foi chamada de ¨ águia brasileira ¨. Ocorre na América do Sul e especialmente no Brasil.

Sua maior população se encontra no sudeste e nordeste do Brasil. Caracara plancus cheriway: Antes considerada uma espécie separada.

Habitat: essa espécie pode ser encontrada em áreas abertas, como savanas, campos e banhados. Distribuição: ocorre do sul dos Estados Unidos até a Argentina, estando presente em todo o Brasil, principalmente no sudeste e nordeste. Hábito: vive solitária ou aos pares, sendo predominantemente diurna.

Foi então que teve a ideia de usar materiais simples, encontrados no sítio, para criar um espantalho que imitasse o predador das maritacas: o gavião carcará. Ele usou bucha vegetal, estaca de bambu, arame e penas de galinha.

avestruz

Por isso o Mateus, que tem 9 anos e mora em Martinho Campos (MG), deve ter ficado curioso para saber qual o maior pássaro do mundo! Se você pensou que é o avestruz, acertou: um avestruz macho pode medir 2 metros e 70 centímetros!

Ao criar esta espécie em cativeiro é preciso promover um espaço saudável, limpo e higienizado diariamente. Quem desejar criar este animal é importante ter a consciência que por se tratar de um animal silvestre, o carcará (fêmea e/ou macho) precisa de cuidados diários específicos, requerendo certo tempo de dedicação.

Cerca de 70 espécies de aves de rapina estão distribuídas pelo Brasil; Gavião-real é a mais poderosa. No mundo das aves existem aquelas espécies que literalmente reinam no céu: os rapinantes. E, convenhamos, não é preciso ser admirador da natureza para se impressionar com a imponência desses seres alados.

Grifo-de-Rüppell

O grande campeão é o Grifo-de-Rüppell, encontrado em planícies e desertos do continente africano. Ele voa a 11.270 metros de altitude, graças à abertura das asas.

O que as diferencia à primeira vista, é o tamanho. Sendo a águia a maior, e o falcão o mais pequeno. Outra grande diferença é: O tipo de voo, águia-voo planado, falcão-voo em velocidade e gavião-voo acrobático.

o corvo

Você sabia.

Harpy Eagle

Harpy Eagle:
Ela é frequentemente chamada à águia mais poderosa do mundo, pesando até 9 quilos e medindo 105 cm de comprimento. Suas garras são mais longas do que as garras de um urso, e poderosa, que podem quebrar o braço de um homem ou até mesmo perfurar o crânio, se quisesse.

Condor-dos-Andes

Condor-dos-Andes e Condor-da-Califórnia
O Condor-dos-andes e o Condor-da-califórnia são as duas aves com maior comprimento e envergadura do mundo (cada uma com 1,3 metro e envergadura de até 3 metros).

Se alimenta de carniça, outras aves, répteis e até minhoca. Oportunista, pode ser observado revirando lixo em algumas localidades.

Nome popular: Carcará, Caracará ou Carrancho. Nome científico:Caracara plancus. Características:Mede cerca de 56 cm de comprimento e até 123 de envergadura com peso médio de 834 g (macho) e 953 g (fêmea).

Atingiu 214,477 km/h pelo piloto Norman Casari ao volante. O recorde internacional na época era de 327 km/h em carros com cilindrada entre 751 e 1.100 cm³, e 965 km/h de potência livre, mas foi uma vitória do projeto Carcará.

Reprodução: Constrói o ninho com galhos e ramos com estrutura rasa de gravetos e pedaços de madeira ou usa ninhos abandonados. Coloca de 2 a 3 ovos, mais raramente 4, de colorido que varia entre branco, vermelho-esbranquiçado, camurça ou vináceo, com manchas vermelho-pardas.

insetos

Alimentação: Possuem uma alimentação generalista, que vai desde insetos grandes até lagartos, aves e pequenos mamíferos.

roedores em solo. Os incêndios podem atrair várias espécies de gaviões em um número relativamente alto, que capturam no solo ou no ar animais intoxicados ou espantados pela fumaça. Essas aves ao avistarem um incêndio, logo associam a oportunidade de presas.

Vale ressaltar que o horário das térmicas varia de acordo com a região. Em boa parte das florestas do sul e sudeste do Brasil, o pico de atividade dos rapinantes é entre 9:00 e 12:00 h. Em regiões mais quentes, como no centro-oeste do Brasil, os rapinantes têm atividades aéreas um pouco mais cedo.