Que tipo de animal e a corça?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A corça ou corço (Capreolus capreolus) é um mamífero artiodáctilo da família dos cervídeos que ocorre na Europa, Ásia Menor e na região ao redor do mar Cáspio.

Por exemplo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que, no uso informal, corça é o feminino de veado, mas, num registo mais científico, é o feminino de corço (Capreolus capreolus). Por outro lado, a forma cerva é o feminino de cervo, que designa um animal do género 'Cervus'.

Quando Habacuque escreveu que nossos pés são como os da corça, ele usou uma simbologia muito interessante. Todos nós somos pecadores e, quando nos afastamos de Jesus — nossa fonte de águas vivas — também ficamos como a corça, sujos ao ponto do inimigo “sentir o cheiro do nosso pecado” e passar a nos perseguir.

Salmo 42: Uma corça sedenta.

Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.

A corça ou corço (Capreolus capreolus) é um mamífero artiodáctilo da família dos cervídeos que ocorre na Europa, Ásia Menor e na região ao redor do mar Cáspio.

Caso a corça não beba bastante água, sua pele forma rachaduras que abrem feridas e dão mau cheiro. Assim, ela atrai o faro de predadores. Por isso, para a própria sobrevivência, a corça sente o cheiro das águas que estão debaixo do lençol freático e a quilômetros de distância.

A Palavra nos diz que aquele que crê em Cristo e no Espírito Santo, do seu interior fluirão rios de água viva. Aquele que permanece em Deus não necessita mais estar à procura das águas correntes, pois elas agora fluirão de dentro dele.

Na Bíblia, os cervos são muitas vezes associados às gazelas, e simbolizam as qualidades de Cristo, como a imagem utilizada por Origenes, em que Cristo era comparado a uma gazela na sua teoria e a um cervo nas suas ações.

Corça é um substantivo feminino que é usado para definir a fêmea de um veado; fêmea dos cervídeos, em geral.

10 – 35 kg

Habitat - Está presente em quase todos os habitats naturais europeus, incluindo bosques de folhosas, coníferas, florestas mediterrâneas e campos agrícolas. Predadores – Lobo-ibérico, raposas (predação das crias), cães assilvestrados. O corço europeu, o menor dos cervídeos europeus, possui um aspecto gracioso e esbelto.

Ter os calcanhares descobertos significava vergonha, desprezo, cativeiro e aflição (Jr 13.22). Levantar o calcanhar, dar pontapé, e pagar o bem com o mal, como fez Judas (Sl 41.9 – Jo 13.18).

Os pés, por sua funcionalidade: locomoção, equilíbrio, pressão, proximidade com a terra etc. geram uma extensa gama de expressões, metáforas e comparações.

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?

Precisamos, como a corça, sair e correr. Precisamos de olfato aguçado para ir na fonte certa, que é Cristo. Afinal de contas, existem fontes sem água (II Pedro 2:17), e nuvens sem água (Judas 1:12). Que o Senhor Deus tenha misericórdia de nós e nos guie.

O Salmo 42 não é somente o lamento de uma pessoa depressiva. É, também, o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança.