Que tipo de alimento é mais jogado fora?

Perguntado por: obrito6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado pela amostra pesquisada.

Por ano, jogamos fora 26,3 milhões de toneladas de alimentos, enquanto 14 milhões de brasileiros passam fome. Este montante desperdiçado poderia satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas.

De acordo com a FAO (agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorre na fase inicial da cadeia de produção, que é composta pela manipulação pós-colheita e pela armazenagem.

De acordo com estudo, banana é a fruta mais desperdiçada | CLAUDIA.

ineficiência no transporte e armazenamento; exigências em excesso por parte dos centros de distribuição; pouca informação por parte dos consumidores no momento de comprar um alimento orgânico; descarte indevido de legumes e frutas.

Pelo lado do varejo e consumidor, estima-se que 931 milhões de toneladas, ou 17% do total de alimentos adquiridos em 2019, foram para o lixo das residências, supermercados, restaurantes e outros serviços alimentares, segundo dados recentes da ONU Meio Ambiente.

10ª posição

Isso representa uma perda significativa tanto em termos econômicos, já que o desperdício de alimentos no Brasil é estimado em R$ 61,3 bilhões por ano, quanto ambientais e sociais, colocando, assim, o Brasil na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.

Na rotina doméstica, várias pequenas decisões que levam ao desperdício. 85% jogam a comida fora porque “não parece estar boa”. 46% assumem cozinhar comida demais e jogar parte fora.

De fato, a comida levada pelo primeiro astronauta a ir para o espaço, Iuri Gagarin (dono da famosa frase “A Terra é azul”), era uma comida em pasta que ficava em um tubo que se assemelhava ao de creme dental.

Problemas estruturais de produção e logística respondem por parte desse cenário, mas o consumidor final também tem sua parcela de culpa — e não apenas no que diz respeito a comida estragada. Pesquisa recente revelou que 60% dos brasileiros têm o hábito de descartar alimentos ainda em boas condições.

O desperdício de alimentos ocorre quando a produção excedente não encontra absorção do mercado. Portanto, os produtos acabam estragando devido a problemas no armazenamento, dificuldades de transporte, assim como nas sobras de supermercados.

Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios” explicitados por Ohno:

  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

No geral, 72% dos que responderam a pesquisa sentem culpa quando jogam comida fora (sendo mais prevalente no Brasil, com 80%) e 69% se sentem mal pelo dinheiro que é gasto com a comida que foi para o lixo (taxa maior nos EUA, com 74%). Autoconsciência.

Os desperdícios podem assumir diferentes formas, podendo ser encontrados no processamento de um produto ou em entradas e saídas desnecessárias. Podem ainda ser observados na forma de material, estoque, equipamento, infraestrutura, utilidades, documentos, movimentos e outras atividades que não agregam valor.

Em levantamento realizado pela CEAGESP, os cinco produtos com maiores índices de venda em média são o limão, melancia, maçã, mamão e laranja (ENTREPOSTO, 2018).

Você sabia que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados? São 41 mil toneladas de comida jogadas fora por dia enquanto uma em cada nove pessoas passam fome no país, segundo o WFP (Programa Mundial de Alimentos) no Brasil. Úrsula Corona, representante do WFP no Brasil.

Sabendo dessa preferência do consumidor, é comum os supermercados jogarem fora aqueles itens que já passaram do ponto ou não estão tão bonitos. Dentre os alimentos mais desperdiçados estão alface, banana, maçã, pera, pimentão, tomate e uva, segundo um estudo feito por uma universidade sueca.