Que tipo de água se coloca no radiador?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O ideal é usar água desmineralizada ou tratada e seguir a diluição recomendada pelo fabricante do veículo, que na maioria dos casos é de 40% de aditivo para 60% de água. Além disso, é importante ficar atento ao nível de água no reservatório.

Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).

A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, colocando o motor em risco.

Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.

O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.

Muita gente ao repor a água do radiador, ou do sistema de refrigeração, usa mesmo a água de torneira. O que é muito pouco recomendável, é o barato que pode sair caro. Essa água contém muitos compostos minerais que poderão se agregar internamente ao motor.

A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.

Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador? Não é recomendado, pois a água da torneira possui cloro e sais minerais que podem causar danos ao sistema de arrefecimento do motor.

Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo. Água da torneira só em situações extremas quando já está saindo fumaça pelo capô para chegar até o mecânico mais próximo!

E não usar aditivos pode deixar o motor do seu carro muito prejudicado. Colocar água pura no radiador significa colocar ferrugem e problemas no sistema de arrefecimento do seu veículo.

Para verificar a água do reservatório do radiador:

  1. Ao abrir o capô do carro, à direita e na parte mais próxima do farol, está o reservatório de água do radiador.
  2. Observe se o nível da água está acima do mínimo indicado pela seta do reservatório.

A fundição do motor ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem. Os componentes de metal, que têm ponto de fusão à temperatura de 1500 °C, mais ou menos, acabam derretendo.

Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.

Isso é normal? Quando o líquido de arrefecimento apresentar um tom amarelado ou mesmo mais escuro é sinal de que há impurezas no sistema. Para evitar entupimentos das câmaras internas e mangueiras - o que causaria superaquecimento e, em casos extremos, até a fundição do motor - é preciso substitui-lo.

Mistura com água desmineralizada
O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Além disso, para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, mantenha o aditivo do radiador misturado em água em dia. As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.

Desligue o veículo e aguarde cerca de 10 a 15 minutos. Ainda assim, em hipótese alguma coloque água gelada. Algumas pessoas acham que isso pode ajudar, mas, na verdade, poderá causar um choque térmico. Depois disso, ligue o carro para ver se a temperatura irá subir.

Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.