Que tipo de agua colocar no radiador?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.

Uso de água no radiador
O reservatório do radiador é onde você deve usar o líquido lubrificante que o carro necessita para funcionar bem. Então, não basta usar apenas água lá, como muita gente faz ocasionalmente ou sempre. Em vez disso, prefira usar uma mistura de água destilada com fluido aditivo no reservatório.

Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.

Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.

A maioria desses motores trabalham com temperatura acima dos 100°C. Assim, andar somente com água pode causar um superaquecimento.

Troca do líquido de arrefecimento
Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.

Depois disso, com o sistema todo em ordem, podemos colocar a proporção correta de água desmineralizada com aditivo apropriado. Aliás, é exatamente nesse momento em que você troca a água pura pela mistura com aditivo que aparecem os efeitos da falta do aditivo.

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Na verdade, as duas formas de água são “puras” e de qualidade, e cada uma tem um uso específico. Enquanto a destilação retira os sais minerais, a desmineralização remove completamente os íons de minerais. Tanto a indústria quanto os laboratórios utilizam os dois tipos, dependendo da finalidade da água.

Verdade – O correto é completar a água apenas quando o motor estiver frio, pois existe a possibilidade de um choque térmico, que pode causar sérios problemas ao motor.

Completar o líquido de arrefecimento do motor de forma constante, pode custar sérios problemas em seu motor.

1 - Completar nível do radiador com água de torneira
Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora. "A percentagem do aditivo varia de acordo com o veículo.

O motor fundido acontece quando há o superaquecimento, chegando a temperatura de fusão. Isso ocorre devido à falta de cuidados simples e básicos, como realizar a checagem do sistema de arrefecimento do veículo ou fazer a troca de óleo.

Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.

Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.