Que tipo de agricultura a pequena produção para consumo familiar?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados). A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população.

Para ser caracterizada como agricultura familiar, a produção deve utilizar mão de obra de sua própria família nas atividades econômicas e a propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais. A direção do empreendimento agropecuário deve ser realizada por membros da família.

A agricultura familiar tem grande destaque com a produ- ção de frutas, verduras, hortaliças e legumes, mandioca, mi- lho, temperos, castanhas, panificados, mel e pescado.

A propriedade familiar é delimitada pelo uso de uma unidade de medida chamada “módulo rural”, enquanto que a pequena propriedade rural é delimitada com base na unidade de medida “módulo fiscal”. A utilização de unidades de medidas diferentes sempre foi um obstáculo para casarmos os conceitos.

Existem 7 principais tipos de produção agrícola no Brasil e no mundo:

  • agricultura extensiva.
  • agricultura intensiva.
  • agricultura familiar.
  • agricultura patronal.
  • agricultura orgânica.
  • permacultura.
  • agricultura comercial.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura intensiva.
  • Agricultura extensiva.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

agricultura comercial

De modo geral, o tipo de agricultura que predomina no Brasil é a agricultura comercial, com monocultura produzida em larga escala e em grandes propriedades.

Moderna, intensiva, extensiva, familiar, patronal e orgânica, são esses os tipos de agricultura presentes no nosso país. Hoje, vamos conhecer cada uma delas, a partir de suas características e principais objetivos.

Quem são e como se caracterizam os agricultores familiares? São considerados agricultores familiares os pequenos produtores rurais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

Uma das características da agricultura familiar é a produção a partir de pequenos agricultores, com maior diversidade produtiva, onde normalmente a família tem o papel de proprietária, gestora e ainda é responsável por toda a logística de produção e comercialização.

As principais características da agricultura familiar são: gestão da propriedade rural pelo núcleo familiar; geração de emprego e renda para os membros da família; pequenas propriedades rurais — pela legislação brasileira, propriedades menores que quatro módulos fiscais*;

As principais características dos agricultores familiares são a independência de insumos externos à propriedade e a produção agrícola estar condicionada às necessidades do grupo familiar.

As vantagens da agricultura familiar
Os principais fatores que levam a isso são: diversificação do cultivo; uso consciente do solo e dos demais recursos naturais; preservação do patrimônio genético das culturas.

Quais são as diferenças entre agricultura comercial e familiar? A agricultura familiar, diferentemente da agricultura comercial, utiliza técnicas mais rudimentares e tradicionais, no geral, sem grandes aparatos tecnológicos.

O profissional pessoa física é proprietário de pequenas extensões de terras, e a sua produção ocorre em pequena escala. Nesse caso, é classificado como pequeno produtor rural e não há a necessidade de abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Considera-se como agricultura de pequeno porte o conjunto de produtores rurais que operam nos menores módulos de produção e utilizam mão de obra da família, o que inclui produtores de frutas e verduras, produtores integrados a agroindústrias ou agricultores de assentamentos de reforma agrária.

A força de trabalho familiar empregada no processo produtivo e de geração de renda deve ser maior que a força de trabalho externa; A gestão do estabelecimento deve ser estritamente familiar; A renda proveniente da exploração do estabelecimento deve ser igual ou superior àquela auferida fora do estabelecimento.

Segundo o Dicionário Aurélio, agricultura é o cultivo do solo, por meio de procedimentos, métodos e técnicas próprias, que buscam produzir alimentos para o consumo humano, como legumes, cereais, frutas e verduras, ou para serem usados como matérias-primas na indústria.