Que tipo de advogado processa banco?
Dessa forma, o papel do advogado especialista em ação de indenização contra banco é buscar os direitos do consumidor que está sendo lesado por equívocos e abusos das instituições bancárias.
O que é advogado bancário?
Um advogado especialista em direito bancário é um profissional que possui conhecimento aprofundado da área do direito que trata dos aspectos relacionados às relações entre bancos e seus clientes, incluindo o processamento de empréstimos, depósitos, emissão de contas bancárias, câmbio e financiamento de veículos.
Qual o valor de uma indenização por danos morais contra banco?
Pessoas que tiveram problemas ou prejuízos por causa de erros do banco têm conseguido na Justiça indenizações que vão de R$ 3.000 a R$ 10 mil.
Quando posso processar um banco por danos morais?
Além da restituição do valor corrigida, você pode ter direito a uma indenização por dano moral, que pode ser pleiteado quando a cobrança de alguma maneira afeta a dignidade humana, como em casos de inscrição no SPC SERASA, ou cobranças em conta salário, que podem resultar em prejuízos de natureza alimentar.
O que é preciso para processar um banco?
Procure um advogado para processar banco
Caso não tenha como contratar um advogado, busque ajuda da defensoria pública o vá ao Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Cível). Lá você não precisará pagar por um advogado para processar banco.
Pode processar banco no Juizado Especial?
Sim, pode-se propor nos Juizados sem problemas, só o valor da causa não pode ser superior a 40 salários mínimos. Por tratar-se de sociedade de economia mista, a competência do juízo é da Justiça Estadual, e não Federal, como não caso da Caixa Econômica.
O que é ação judicial do banco?
A ação de cobrança, também chamada de cobrança judicial, é o ato de cobrar uma dívida através da Justiça. Esse tipo de processo garante ao credor a possibilidade de reaver seu dinheiro quando o devedor se recusa a pagar. Após a negociação da dívida, o juiz determina um prazo máximo para o pagamento do débito em aberto.
O que pode ser considerado danos morais?
O dano moral é a violação da honra ou imagem de alguém. Resulta de ofensa aos direitos da personalidade (intimidade, privacidade, honra e imagem). O dano estético configura-se por lesão à saúde ou integridade física de alguém, que resulte em constrangimento.
Como entrar no Procon contra um banco?
Em caso de conflito com uma instituição, procure:
- O local do atendimento ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição;
- A ouvidoria da instituição (Consulte os dados de contato);
- Os órgãos de defesa do consumidor (Procon do seu estado).
Qual advogado cuida de dívidas?
Márcio Vieira Advocacia em Dívidas Bancárias é um dos poucos escritórios no Brasil especializado no problema do devedor, na defesa contra os abusos cometidos por bancos.
O que faz um advogado de cobrança?
Um advogado especialista em cobrança é aquele que atua tanto sobre uma ótica preventiva da questão de créditos, quanto na perspectiva contenciosa, em que é necessário tomar ações de cobrança de fato. Essas ações podem ser tomadas no escopo extrajudicial, de cobrança direta, ou na Justiça.
Qual valor posso ganhar por danos morais?
– ofensa de natureza média , até cinco vezes o último salário contratual do ofendido; – ofensa de natureza grave , até vinte vezes o último salário contratual do ofendido; – ofensa de natureza gravíssima , até cinquenta vezes o último salário contratual do ofendido.”
O que acontece se não tiver dinheiro para pagar danos morais?
Se não houver o pagamento, o juiz vai determinar a expedição de mandado e o oficial de justiça irá avaliar e penhorar bens do devedor.
Quanto tempo demora um processo de indenização por danos morais?
Em casos em que se trata de relações de consumo, o prazo é entendido e vai até cinco anos. Em todos os casos, é necessário que o indivíduo reúna provas para embasar a ação e ter êxito.
Como ganhar dinheiro com indenização?
Quando alguém é lesado por uma pessoa física ou jurídica, pode ter direito a receber uma indenização. Para isso, é necessário que elementos de prova contra o dano sejam coletados. Além disso, a vítima precisa de um advogado que atue na área indenizatória para guiá-la durante o processo e entrar com a ação na justiça.