Que teoria se preocupa com os processos organizacionais?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Resposta: A resposta é a letra a) Teoria Científica.

Observa-se que a Teoria Estruturalista selecionou as principais propostas que auxiliam na administração para ser o eixo central nos objetivos traçados.

Existem três tipos de processos organizacionais, são eles: primário, de apoio e gerencial.

  • Administração Científica. ...
  • Teoria Clássica. ...
  • Teoria Burocrática. ...
  • Teoria das Relações Humanas. ...
  • Teoria Comportamental da Organização. ...
  • Teoria Contingencial.

Taylor acreditava que uma boa administração advinha de olhar para as tarefas que estavam sendo feitas e como estavam sendo feitas. Administrar para Fayol era um controle da empresa como um todo estava em estabelecer objetivos pensar no futuro e fazer com que esse futuro acontecesse.

As teorias organizacionais são classificadas em: Administração Científica, Teoria Clássica-Neoclássica, Teoria da Burocracia, Teoria das Relações Humanas, Teoria do Comportamento Organizacional,Teoria Contingencial, Teoria do Desenvolvimento Organizacional e Teoria Geral dos Sistemas.

As Teorias da Administração podem ser agrupadas segundo suas ênfases (nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia). É importante destacar que as teorias não são contrárias umas às outras, mas antes, se complementam. Pode haver uma crítica aos conceitos defendidos por uma teoria anterior.

Origem da Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O trabalho do psicólogo Kurt Lewin nas décadas de 1940 e 1950, também ajudou a mostrar que o feedback era uma ferramenta valiosa na abordagem dos processos sociais dentro da organização.

Frederick Taylor é conhecido pela Teoria Científica da Administração, também chamada de Teoria Clássica, que tem ênfase na eficiência. De acordo com ele, em vez de repreender os funcionários por cada pequeno erro, os empregadores deveriam recompensar os trabalhadores pelo aumento da produtividade.

É conveniente, para tanto, dividir as teorias científicas em duas grandes classes, 1) teorias fenomenológicas e 2) teorias explicativas.

O caminho da teoria administrativa até agora se caracteriza por uma tentativa sistemática de redução de dissonância em relação ao seu ambiente. A teoria da contingência salienta que não existe um melhor estilo ou uma melhor maneira em administração.

Processo organizacional é um conjunto de atividades de administração, marketing e outros processos operacionais relacionados entre si, envolvendo pessoas, procedimentos, equipamentos e informações, visando garantir o melhor desempenho da empresa.

O que são processos organizacionais? Segundo o BPM CBOK (Business Process Management Common Book of Knowledge), processos organizacionais são um conjunto de atividades interdependentes e estruturadas em cadeia, que têm o objetivo de produzir um serviço ou produto que agregue valor para o cliente.

Os três tipos de processos judiciais

  1. Processo de Conhecimento. O processo de conhecimento é o mais conhecido entre os tipos de processos judiciais. ...
  2. Processo cautelar. ...
  3. Processo de execução.

A teoria da burocracia de Weber possui fundamentos na racionalidade, o qual visa a análise de maneira formal e impessoal. Essa teoria possui grande ênfase na eficiência e eficácia, apresentando relações mais autoritárias e normativas.

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

A primeira teoria foi a Administração Científica. Frederick Taylor estudou o trabalho dos operários, identificou os principais problemas dessa época e sugeriu que fossem implantados métodos científicos onde havia improvisação. Nascia então a Administração Científica.

Os princípios de Fayol foram desenvolvidos pelo engenheiro Henri Fayol no início do século XX, com o objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade das organizações por meio da sua correta estruturação e desenvolvimento.

É considerado "o pai" da Administração Científica, por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e a eficácia operacional na administração industrial e comercial.