Que tem um fruto apenas?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Frutos Monospérmicos: são os que apresentam uma única semente. Exemplo: abacate. Frutos Polispérmicos: são os que possuem mais de uma semente. Exemplo: laranja.

Os frutos deiscentes são aqueles que se abrem para liberar sementes, e os indeiscentes são aqueles em que as sementes permanecem no interior do fruto.

Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas. Aqueles que se desenvolvem do ovário não fecundado são classificados como partenocárpicos, tendo a banana como um exemplo típico.

Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

Abacaxi, marmelo, framboesa, figo e amora também são considerados pseudofrutos.

São exemplos de frutos: o abacate, o pepino, a uva, a laranja, a abóbora, o tomate, o maracujá, a uva, o limão, a berinjela, o pimentão, o kiwi e o pêssego.

Os pseudofrutos, ou frutos acessórios, desenvolvem-se a partir de outras peças florais, e não do ovário, como ocorre nos frutos. Um exemplo é o morango. O fruto é um órgão característico das angiospermas, desenvolve-se a partir do ovário e tem como função proteger as sementes, além de auxiliar na dispersão da espécie.

O abacaxi é um exemplo desse pseudofruto em que a parte comestível se desenvolve do receptáculo e outras estruturas da flor. Outros exemplos dessa categoria são a amora e o figo.

Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos. Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto.

E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Uma parte importante de frutificar-nos, que às vezes é negligenciada, é a de levar adiante o reino de Deus sobre a Terra. O Salvador ensinou: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Você sabia que muitos alimentos que tradicionalmente tratamos como frutas não são realmente frutas? Caju, maçã, pera, abacaxi, etc, são, na verdade, pseudofrutos!

Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes. É importante deixar claro aqui que o termo legume, nesse caso, está sendo usado no seu sentido popular.

A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.

Uva passa

Qual é a fruta que nunca reprova? Resposta: Uva passa.

A jabuticaba-branca é uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção.

O morango azul existe e é uma fruta geneticamente modificada em laboratório pela empresa OGM. A cor azul vem de um peixe. O gene aplicado no morango veio de uma espécie marítima chamada Peixe do Ártico.