Que têm línguas de origem semita na atualidade?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Atualmente os povos chamados de semitas são essencialmente judeus e árabes, mas na antiguidade também havia assírios, babilônios, arameus, cananeus e fenícios.

Portanto, muitas línguas compõem a família semítica, incluindo as seguintes: acadiano, ugarítico, fenício, hebraico, aramaico, árabe, etíope, gala, afar-saho, amorita e caldeu.

Foi o historiador alemão August Ludwig von Schloezer quem deu, em 1781, o nome SEMITAS aos hebreus, arameus, árabes e abissínios, cujas línguas são aparentadas entre si.

Semita é o termo que designa um conjunto linguístico composto por vários povos. A origem da palavra Semita está na Bíblia, mais precisamente no livro do Gênesis quando se trata da história de Noé. Nas escrituras judaicas, um dos filhos de Noé era chamado Sem, o que é uma versão grega para o nome hebraico Shem.

[ Linguística ] Relativo ao grupo de línguas que inclui o aramaico, o amárico, o árabe, o hebraico, o maltês ou o tigrínia, entre outras línguas faladas do Norte de África ao Médio Oriente e Península Arábica.

A religião do povo hebreu é o Judaismo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus. A crença central do Judaismo é que há um único Deus que é criador do universo e que tem um relacionamento pessoal com seu povo, o povo judeu.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

A palavra anti-semitismo significa preconceito contra ou ódio aos judeus. O Holocausto é o exemplo mais radical de anti-semitismo na história.

Significado de Semita
Que está relacionado aos judeus. substantivo masculino e feminino Pessoa que pertence a esse grupo linguístico e étnico. Etimologia (origem da palavra semita). Antropônimo bíblico sem + ita.

Os amoritas eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico.

É o primeiro alfabeto de que se tem notícia e surgiu, entre 1700 e 1500 a.C., na região que hoje corresponde à Síria e à Palestina. O alfabeto semítico possui apenas 22 consoantes. Os alfabetos hebraico, árabe e fenício se basearam neste modelo. A escrita é realizada da direita para a esquerda.

Originalmente, os semitas habitaram regiões áridas ou desérticas, de clima extremamente seco, salvo nos cursos de rios como o Eufrates e o Tigre, no litoral mediterrâneo e nos oásis. Em consequência, predominou entre eles o nomadismo, associado ao pastoreio e à agricultura irrigada e intensiva.

Quem fala 3 línguas é poliglota? Não. Quem fala 3 línguas, incluindo o idioma nativo, é chamado de pessoa trilíngue.

O aramaico surgiu na região do deserto da Síria. Chegou a ser língua franca -como é hoje o inglês- e passou a ser usada na Palestina como língua principal.