Que técnica os astecas desenvolveram para aproveitar as áreas próximas aos lagos para a agricultura?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos. Os astecas demarcavam o local das futuras chinampas com estacas e juncos, enchiam-nos com lodo extraído do fundo do lago e misturavam com um tipo de vegetação aquática que flutuava no lago.

As chinampas foram o revolucionário método de produção agrícola utilizado pelos astecas. Consistiam, a partir de material orgânico, na construção de ilhas artificiais colocadas para flutuar sobre as águas do lago Texcoco.

Resposta: As chinampas eram grandes esteiras de junco sustentadas por hastes fixadas no fundo dos lagos. Na superfície da chinampa era depositada a fértil lama encontrada no fundo dos lagos. Dessa forma foi possível ampliar a produção agrícola.

Inventada pelos Incas que viviam nas montanhas da América do Sul, o terraceamento, também conhecido como cultivo em terraços, é uma técnica agrícola geralmente utilizada na criação de terraços através do parcelamento de rampas niveladas no solo.

Baseia-se na coivara - a derrubada de uma área de floresta primária ou de capoeira alta que, em seguida, é deixada para secar e depois é queimada. Nessas clareiras, são plantadas roças por um período de dois a três anos. Depois disso, são gradualmente abandonadas, sendo visitadas, apenas, para a coleta de frutos.

Eles construíram terraços nas montanhas para o cultivo em áreas montanhosas e também desenvolveram um sistema de estradas que conectava diferentes territórios do império.

Possuíam avançadas técnicas de irrigação, de modo que sua economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo do milho e do feijão.

Os astecas cultivavam milho, abóbora, feijão, tomate e cacau.

A riqueza da agricultura dos astecas estava relacionada com a técnica agrícola utilizada, que se chamava chinampa. As chinampas eram ilhas artificiais construídas com matéria orgânica que eram colocadas para flutuar sobre o lago Texcoco.

O cultivo agrícola dos astecas era considerado muito próspero, e os historiadores atribuem isso à técnica de cultivo utilizada: as chinampas. Nessa técnica, os astecas desenvolviam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco utilizando material orgânico do fundo do lago.

Produtividade da chinampa
Entre as culturas cultivadas nas chinampas estavam milho, feijão, abóbora, tomate, pimenta, amaranto, goiaba, batata e também flores.

Uma interessante técnica agrícola desenvolveu-se com a construção das chinampas. As chinampas eram grandes esteiras de junco sustentadas por hastes fixadas no fundo dos lagos. Na superfície da chinampa era depositada a fértil lama encontrada no fundo dos lagos. Dessa forma foi possível ampliar a produção agrícola.

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

A economia da civilização asteca era baseada, principalmente em sua agricultura. Eles possuíam um cultivo agrícola muito desenvolvido e isso se deve às técnicas de cultivo que eles usavam, as chinampas – ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco, criada a partir de material orgânico do fundo do lago.

Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.

Uma técnica comumente utilizada pelos agricultores na lavoura, aliada ao Sistema de Plantio Direto (SPD), é a chamada rotação de culturas.