Que tamanho fica a costela-de-adão?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Em condições ideais, a Costela de Adão é uma planta de crescimento incrivelmente rápido que pode atingir alturas de até 3 metros em ambientes internos.

A costela-de-adão gosta de ambientes que recebem bastante luz, portanto, podem ficar à meia-sombra ou em locais de sol direto. Se adapta facilmente às duas condições, porém, ao trocá-la de ambiente, faça uma ambientação gradual.

No geral, a terra da Costela de Adão deve ser mantida úmida. A planta deve ser regada com cautela – ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão. Você pode borrifar água nas folhas regularmente para deixá-las mais bonitas e saudáveis.

A Costela de Adão, também conhecida como Monstera, é uma planta trepadeira nativa das florestas tropicais da América Central e América do Sul. Por esse motivo, é uma planta que gosta particularmente de temperaturas quentes e muita umidade.

A costela-de-adão (Monstera deliciosa) é uma planta da família das aráceas. Possui folhas grandes, cordiformes, penatífidas e perfuradas, com longos pecíolos, flores aromáticas, em espádice comestível, branco-creme, com espata verde, e bagas amarelo-claras.

A rega da costela-de-adão deve ser realizada em dias alternados, com exceção dos dias quentes. Hidratar as folhas (com um borrifador) é algo que deve ser feito com frequência. "Elas adoram", diz Zanardo. Mas há diferenças entre a planta que fica em jardins externos e internos.

Folhas de Costela de Adão na água: não deixe no sol direto porque a folha amarela! A folha na água dura algumas semanas.

Vendida tanto em pequenos vasos quanto em cachepôs, a Costela-de-adão costuma ter um crescimento acelerado e constante. O procedimento de poda deve ser feito na primavera, época onde a espécie mais se desenvolve. A partir daí é preciso cortar galhos e hastes que estejam grandes.

A costela-de-adão (Monstera deliciosa) oferece tropicalidade e elegância para a decoração. Nativa do México, a espécie simboliza boa sorte e prosperidade. A planta é ideal para decorar salas, cozinhas, varandas e jardins de inverno.

Você pode usar um vaso com a planta no escritório, na mesa de cabeceira, na mesa de jantar, no rack da sala ou em outros móveis. Outra boa ideia é utilizar a costela-de-adão como uma forma de separar ambientes integrados, como sala de estar e de jantar.

O ideal é que o tamanho do vaso escolhido seja ligeiramente maior do que a planta”, acrescenta Luciano. Outro importante detalhe, lembra o profissional, é separar a Costela-de-adão de outras espécies na hora do cultivo, mantendo-as em vasos diferentes, pois ela pode atrapalhar o desenvolvimento das outras plantas.

As combinações feitas com a Costela de Adão
Outras opções são as flores mais tropicais, como as bromélias, alpínias e bastão do imperador.

Existem diferentes tipos de Costela de Adão, sendo que os mais comuns são a Monstera Deliciosa, Monstera Adansonii e Monstera Obliqua. Monstera Deliciosa: é a espécie mais popular e conhecida.

A costela-de-adão precisa de uma boa quantidade de nutrientes para se desenvolver. Para isso, utilize um adubo orgânico, humus de minhoca ou esterco. Você pode também colocar algum fertilizante NPK 10-10-10 para impulsionar o desenvolvimento de suas lindas folhas verdes durante a primavera.

50 reais a muda.

Para ter frutos, a costela-de-adão precisa da mamangava
Os frutos surgem ao longo do ano, especialmente na primavera e no verão, e devem ser colhidos quando os gomos estão quase se abrindo sozinhos, momento em que ficam mais perfumados.

Já algumas espécies com boa resistência em ambientes com luz indireta ou pouca luminosidade são ideais para ficarem em quartos. Alguns exemplos: espada-de-são-jorge, dracenas, costela-de-adão, filodendro, antúrio, comigo-ninguém-pode, lírio-da-paz, jiboias, cissus e bromélias.

Atrai sorte
Um dos significados atribuídos à Costela de Adão vem dos mestres da filosofia chinesa. De acordo com eles, a planta é capaz de atrair boa sorte para os ambientes nos quais é inserida. Por isso, é fortemente recomendada no Feng Shui.

Em condições ideais, floresce cerca de três anos após o plantio. A planta pode ser propagada pegando entrenós de uma planta madura.

A Costela de Eva é uma planta ornamental de porte menor do que a Costela de Adão, outra variação muito conhecida da mesma. Assim, com folhas menores e marcadas pela presença de rasgos que parecem ter sido feitos acidentalmente, constituindo uma aparência muito marcante.