Que suco é bom para trombose?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

- Suco de uva integral: O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação dos trombos. O suco substitui uma porção de fruta, por exemplo.

ginkgo

Um ótimo remédio caseiro para trombose é o chá de ginkgo pois esta planta medicinal possui propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anti-trombóticas.

Assim, apesar de haver relatos de leve efeito anticoagulante pelo limão, isso não interfere com a ação dos anticoagulantes, portanto a ingestão de suco de limão é liberada.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Frutas cítricas e vermelhas
As frutas cítricas, vermelhas e silvestres contêm vitamina C e flavonoides, que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos. Morangos, mirtilos, amoras e framboesas são boas opções.

Auxilia em casos de tromboflebite
O magnésio, o sódio e o cálcio contidos em grandes quantidades no suco de beterraba têm um efeito complexo na vasculatura e no sistema circulatório do organismo, e auxiliam em casos de tromboflebite, que é a formação de coágulo em uma veia associado à inflamação da parede venosa.

Facilita a circulação sanguínea
O limão faz o contrário”, explica Bianca Innocencio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa. O limão possui um alto nível de hesperidina, o consumo regular dessa substância fortalece as paredes dos capilares — que são vasos sanguíneos de diâmetro reduzido.

Trombose tem cura e o tratamento é feito com medicamentos anticoagulantes, uso de meias elásticas e deambulação precoce. Na maioria dos casos, a pessoa retorna às suas atividades normais após 6 meses de tratamento.

Alimentos que podem ser consumidos: Abóbora, aipo, alho, batata inglesa, batata doce, cebola, cenoura, tomate (vermelhinho), feijão, aipim.

abacaxi

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

“Elas estão mais expostas a fatores de risco como uso de anticoncepcionais, pouca atividade física, gravidez e trabalhar muito tempo sentado ou em pé”, diz o cirurgião vascular Francisco Osse, do Centro Endovascular de São Paulo.

Olá! Você poderá tomar o seu café sim!

Após apresentar embolia pulmonar não há contra indicação com relação a ingestão de produtos lácteos. Dependendo do anticoagulante que você esta tomando pode haver interação da medicação com alimentos ricos em vitamina K.

4 opções de chá para afinar o sangue

  1. Chá de cúrcuma. O ingrediente ativo da cúrcuma, conhecido pelo nome de curcumina, possui propriedades anticoagulantes/afinadoras do sangue, e ainda pode ser utilizado como anti-inflamatório e antioxidante. ...
  2. Chá de dong quai. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Chá de ginkgo biloba.

A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.

Anticoagulante, o alho melhora a circulação sanguínea
— Níveis elevados de homocisteína tornam o sangue mais espesso, o que pode levar à formação de coágulos. — Aumenta o risco de o paciente sofrer uma trombose.

A caminhada é uma boa forma para diminuir o risco de TVP.