Que suco é bom para esofagite?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O suco de batata é um remédio natural que pode ser usado em casos de esofagite, refluxo gastroesofágico, gastrite, azia ou úlcera no estômago porque é altamente alcalino e age neutralizando a acidez do estômago, da mesma forma que os medicamentos antiácidos.

Suco bom para o estômago: Pêssego
Suco de Frutas Amarelas: Com pêssego, manga e laranja, este suco promete maximizar o funcionamento do estômago e do intestino, diminuindo gases e inchaços.

Os sintomas da esofagite podem piorar ao se deitar, após as refeições, durante a ingestão de alimentos ou líquidos quentes, frios ou ácidos, ou ao realizar esforço físico.

Frutas. Frutas como melões, bananas, maçãs e peras são importantes em uma dieta para diminuir as chances dos sintomas do refluxo. No entanto, evite frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, pois, por serem mais ácidas, fazem muito mal para quem está com refluxo.

Depois de identificar a causa da esofagite e seguir o tratamento corretamente, os sintomas costumam melhorar já na primeira semana. Porém, a cicatrização total da mucosa pode demorar até oito semanas (cerca de dois meses).

Antibióticos, como doxiciclina e tetraciclina.

As causas de esofagite são diversas devido aos seus diferentes tipos. São eles: Esofagite de eosinófilos: é o mais comum em pessoas que possuem alergia alimentar; Esofagite infecciosa: a esofagite também pode ser causada por infecção viral, bacteriana, fúngica ou por algum parasita no tecido que reveste o esôfago.

Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa. Por exemplo, a dieta é muito importante no tratamento do DRGE, sendo aconselhado fazer pequenas refeições ao longo do dia em vez de apenas uma grande.

Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia; Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

Sim, a maçã pode ajudar a aliviar o desconforto da azia, a chamada queimação.

A couve vem sendo muito utilizada como antiácido caseiro, ajudando na cura da gastrite. Essa propriedade terapêutica antiulcerosa que ajuda a cicatrizar possíveis úlceras, aliviando a dor de estômago. Para obter o efeito da couve, ela deve ser ingerida em jejum.

Carboidratos. Arroz e macarrão, por exemplo, estão liberados para consumo de quem tem refluxo.

A esofagite erosiva é classificada de acordo com o grau de inflamação da mucosa esofágica. Os critérios de Los Angeles são os mais utilizados para fazer essa classificação, que vai de A a D, sendo A os quadros de menor gravidade e D os quadros mais graves.

“Por isso, o café é contraindicado para esses indivíduos e deixar de consumi-lo é uma boa medida para recuperar o estômago do mal-estar, especialmente se houver recomendação médica pelo diagnóstico de problemas como esofagite, gastrite, úlcera gástrica, refluxo e azia”, diz ela.