Que silêncio e saudável?

Perguntado por: emagalhaes3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Ambientes barulhentos são comprovadamente um agravante ao estresse. Então se o excesso de barulhos é prejudicial, imagine o quanto é benéfico o silêncio. Uma pausa de 5 minutos no silêncio já é capaz de renovar as energias para suportar os ruídos, da rua e do trabalho, por exemplo.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

“O que você deseja expressar deve ser dito de forma clara; sobre o que você não pode falar, é melhor ficar em silêncio”.

Tirar estímulos sonoros externos, como o celular e as músicas. Depois, com o foco em você mesmo, é hora de prestar atenção à respiração. O silêncio nada mais é do que uma prática meditativa. Com a mente mais quieta e silenciosa, aumentamos nossa capacidade de criar e de pensar, tudo fica mais organizado.

O silêncio é a melhor solução na conquista do nosso domínio próprio. Na Bíblia, vemos o seguinte em Eclesiástico 5,14: “Se tiveres inteligência, responde a outrem, senão, põe a mão sobre a tua boca, para que não sejas surpreendido a dizer uma palavra indiscreta, e venhas a te envergonhar dela.”

O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.

O silêncio pode estar diretamente ligado à solidão, provocando uma sensação de desamparo. Ou simbolizar um momento de introspecção, falta de interesse, ausência de diálogo, distanciamento do convívio social.

Quando usado na forma de punição, consiste em ignorar alguém durante um período de tempo, o famoso “dar um gelo” como tática passivo-agressiva de manipulação, que expressa desprezo com o intuito de controle.

Traz alegria ou tristeza? Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

O silêncio é estigmatizado e somos ensinados a vê-lo como algo negativo, como um sinal de que a pessoa calada está com raiva, ofendida, triste ou ausente. O silêncio evoca solidão e vazio, timidez e emoções negativas, quando não deveria ser assim.

Ótimas Palavras
É melhor calar durante a tempestade e falar quando chegar a calma.

Provérbios 17:28 NTLH
Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.

7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de calar, e tempo de falar; 8 Tempo de amar, e tempo de aodiar; tempo de guerra, e tempo de paz. 9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? 10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para que se aocupem com ele.

Sim! O silêncio é uma DECISÃO CLÍNICA tomada pelo analista, tão estrategicamente pensada quanto uma interpretação. O analista faz silêncio, em primeiro lugar, para sinalizar ao paciente que uma análise não é uma conversa qualquer em que duas pessoas dialogam.

“O silêncio de Deus” é uma leitura para fazer entender que Deus ainda está no controle da história, mas nem sempre dá evidências audíveis de Sua presença.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

Quando pensamos no "silêncio de Deus", estamos nos referindo à demora na resposta que esperamos. Muitas vezes não temos respostas imediatas para as situações que vivemos. Isso aconteceu no passado com homens e mulheres de Deus; também, acontece conosco.

Quando a gente muda de verdade, muda em silêncio, muda em paz. Mudamos por nós mesmos, por ninguém mais.