Que significa sigla DPP?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A data provável do parto (DPP) ocorre com 40 semanas e 1 dia. Para que se possa calculá-la, utiliza-se a regra de Naegele. Essa regra é uma forma padronizada de calcular a DPP de uma gestante.

Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto e é calculada a partir da data da última menstruação! Essa data é calcualda com base no tempo médio de uma gravidez em seres humanos, que dura em torno de 280 dias!

A regra de Naegele consiste em somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação (DUM), e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação, o resultado será a Data Provável do Parto (DPP).

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
São 4kg distribuídos pelo corpinho da criança – o peso não está direcionado apenas na cabeça e no ombro, e se a mulher quer e tem condição de tentar um parto natural, sua decisão deve ser respeitada.

Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser:

  • Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação;
  • Data da última menstruação (DUM);
  • Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

A Ultrassonografia (USG) precoce, entre 10-13 semanas de gestação, é o método mais confiável para determinação da IG na gravidez, visto que neste período a taxa de variação do crescimento fetal é muito pequena.

O DPP grau 1 é um diagnóstico pós-parto, sem repercussões maternas ou fetais. No DPP grau 2, o parto deve ser realizado e a via vaginal é a via de escolha, desde que a gestante já esteja em franco trabalho de parto, apresente estabilidade hemodinâmica e a vitalidade fetal esteja preservada.

Cálculo da data provável de parto (DPP)
É possível, durante o acompanhamento à gestante, obter uma data provável em que o parto irá acontecer. Para o cálculo da DPP, você deve considerar que a duração da gestação normal é de 280 dias ou 40 semanas a partir da DUM.

Hoje conceitualmente temos que a data provável do parto deve ser calculada somando-se 280 dias no primeiro dia da última menstruação. Isso fica muito fácil se tivermos um aplicativo para calcular a DPP, entretanto fazer isso manualmente é complicado e demorado.

Para saber exatamente quantas semanas de gravidez você está e quantos meses isso significa, é necessário calcular a idade gestacional e para isso basta saber a Data da Última Menstruação (DUM) e contar em um calendário quantas semanas existem até à data atual.