Que significa o CID M54 5?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

CID M54. 5 – Dor lombar baixa é uma algia na região inferior da coluna vertebral, conhecida como lombalgia. É subcategoria de CID M54 – Dorsalgia. De acordo com o DATASUS, este código CID abrange dor lombar e lumbago SOE (sem outra especificação).

No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.

Quando a lombalgia gerar a incapacidade total e permanente para o trabalho, a pessoa tem o direito à aposentadoria por invalidez.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

CID M51.1 – Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia. CID M51.1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Na fase aguda a ginástica não é indicada, porém, após o final da crise, a prática regular de exercícios físicos apropriados é importante. Quando fizer exercício com pesos na ginástica, procure proteger a coluna deitando ou sentando com apoio nas costas. Sempre evite carregar peso.

Caso a dor seja realmente muito insuportável, como em alguém com dor aguda, precisamos começar o tratamento de maneira mais lenta e evitar exercícios que envolvam a área mais afetada. Em pacientes com dor crônica a maneira ideal de começar é resolvendo o problema de limitação de movimento.

Não há uma lista definitiva de doenças ou CID que dá direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Por isso, é necessário que o cidadão realize perícia médica para comprovação da sua condição e possua renda máxima familiar por pessoa de ¼ do salário mínimo.

CID I25

Como funciona a aposentadoria por CID I25? A aposentadoria por invalidez é um benefício que também é concedido pelo INSS a trabalhadores que estão incapacitados de forma permanente para o trabalho devido a uma doença ou acidente.

Para que haja a concessão de aposentadoria por invalidez, portanto, se faz necessário comprovar a evolução da lombalgia para outras doenças que juntas acarretaram a incapacidade TOTAL E PERMANENTE para execução das atividades laborais.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

“O corpo precisa estar fortalecido, por isso é importante fazer alongamentos durante o período de trabalho e praticar uma atividade física de quatro a cinco vezes por semana. Dessa forma, a pessoa fortalece os membros e diminui os riscos de lesões”, recomenda.

A discopatia é sinônimo de doença degenerativa do disco intervertebral e não tem cura.

Se a pessoa apresentar algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura em razão do desgaste na coluna, pode sim se aposentar. Para conseguir a aposentadoria por invalidez não é pelo problema na coluna em si, mas pelas consequências físicas decorrentes.

Condições degenerativas nas vértebras da coluna lombar, ou lombalgia, é uma fonte comum de dor na perna. Se você estiver sentindo dor na perna, a fonte de seu desconforto pode na verdade ser na parte inferior das suas costas, ou coluna lombar.

Assim, se o seu laudo médico indica apenas abaulamentos, não adianta nem apresentar pedido de benefício, porque ele vai ser negado. A aposentadoria, portanto, só pode ser concedida se houver protusão discal ou no terceiro estágio, que á formação da própria hérnia de disco.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.

2. Hérnia de disco extrusa. Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.