Que significa mês de Nisa?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Sétimo mês do calendário dos judeus e primeiro de seu ano sagrado, antigo habib; NISSAN: "Sucedeu pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes..." (João Ferreira de Almeida (trad.), O livro de Neemias, in Bíblia sagrada.))

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Em alguns anos, tanto a páscoa católica quando a judaica podem coincidir - como é o caso de 2020. Porém, enquanto o cristianismo comemora a virada da morte de Cristo para a vida, o judaísmo celebra a passagem da vida para a morte, mais especificamente, a morte de quem os escravizou.

Dentro da tradição Judaica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico e sétimo mês no calendário bíblico.

O termo “Nissan” foi usado pela primeira vez em 1933. Era abreviação da outra empresa da holding “Nihon Sangyo” na bolsa de valores de Tóquio. Nissan também pode ser traduzida como “indústria japonesa”.

O mês de Nissan é o primeiro mês do calendário hebraico bíblico (Êx 12, 2), porque nesse mês o povo de Israel saiu do Egito. Tal mês cai entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Yom Kipur significa o Dia do Perdão, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se da data mais importante e sagrada no judaísmo a ser realizada no décimo dia a partir do Rosh Hashaná, Ano Novo judaico.

Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Várias refeições e narrativas são intercaladas como forma de reforçar o significado da data para os judeus e ensinamento para as crianças.

Os anos comuns, devido a variação de dias dos meses de Cheshvan e Kislev, podem contar com 353, 354 ou 355 dias.

1. Cron. Sétimo mês do calendário dos judeus e primeiro de seu ano sagrado, antigo habib; NISSAN: "Sucedeu pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes..." (João Ferreira de Almeida (trad.), O livro de Neemias, in Bíblia sagrada.)) s. m. || o mesmo que nisão.

Publicado em 06/09/2021 - 08:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. Shanatova umetuka. É assim que os judeus desejam um ano bom e doce. No dia 6 de setembro começa, para o povo judaico, o ano 5.782, contado a partir da "criação dos primeiros seres humanos", Adão e Eva.

O calendário judaico se baseia nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar. Dessa forma, os meses são contados a partir dos ciclos lunares, e os anos a partir dos ciclos solares. Portanto, os anos podem variar de 12 a 13 meses, com 29 ou 30 dias.

Fantasiar-se, presentear amigos, fazer comidas típicas e ajudar pessoas carentes são alguns dos costumes da data, que por sua alegria e diversão, é associada ao carnaval, apesar de representar a salvação dos judeus na Pérsia Antiga. O Purim vem da palavra Pur, que significa sorteio.

No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.

Assim, no dia 23 de outubro de 2000, surge a Nissan do Brasil. Inicialmente, a marca comercializou veículos importados de outros países.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

A presidente despediu-se com a tradicional saudação judaica, Shaná Tová, que significa “um bom ano”.