Que significa lâmpada na Bíblia?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A partir do emprego feito pelo autor de 1 Reis 11,36, o termo lâmpada passa a ser muito significativo na história bíblica. Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé.

“A tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.” A palavra do Senhor pode iluminar nosso caminho através das trevas e da confusão que nos cercam no mundo. O Senhor pediu que não cubramos nossa luz, mas que levemos a luz do evangelho conosco para que outras pessoas possam vê-la (ver Mateus 5:14–16).

Na vida espiritual o princípio é o mesmo. Somente a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés; somente as Escrituras fornecem a iluminação necessária que nos possibilita caminhar sem tropeçar nas trevas.

O corpo da lâmpada era feito de barro e moldado na roda do oleiro. O bico era feito a partir de um molde. A asa era moldada à mão e depois anexada à lâmpada. Um pavio feito de fibras de linho ou caule de junco era colocado no bico e então a lâmpada era enchida com óleo de oliva.

Em cima do líquido inflamável, coloca-se um pedaço de cortiça ou de madeira, que flutua sobre a solução. No pedaço de cortiça fixa-se um pavio encerado que fica acima de todo o recipiente, direcionado para o alto. A iluminação do ambiente ocorre quando o pavio é aceso.

Samuel

3 E estando também Samuel já deitado, antes que a alâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a barca de Deus, 4 O Senhor chamou Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

Lembre-se: para manter a lamparina acesa,.... Isso mesmo. Você tem que usar todo o óleo, comprar uma lamparina maior, e ir com tudo, fazer uma fumaceira e assustar até mosquito. Neste ano, se você for um gestor comercial, de equipes ou de você mesmo, leve a sua lamparina e não deixe de colocar óleo todo dia.

“Lâmpada para meus passos é a tua palavra e luz no meu caminho” (Salmo 119, 105) Deixemos que a Palavra de Deus se apresente, antes de nós falarmos dela.

Contudo, a Palavra de Deus revelará onde colocar no nosso próximo degrau. Isso significa que, ao contemplar para onde ir em seguida, ou o que fazer a seguir, o Santo de Deus, o Espírito lembra um princípio específico da Bíblia que nos mostrará o caminho que devemos seguir.

No versículo 105, ele compara a palavra de Deus a uma luz e uma lâmpada. Se estivermos caminhando no escuro, precisamos de uma luz para encontrar o caminho certo e evitar tropeçar. Da mesma forma, precisamos da Palavra de Deus para iluminar o caminho que devemos seguir na vida e para nos dar conselhos e orientação.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.

Estudiosos mencionam que o Salmo 119 foi criado e estruturado para ser decorado pelo povo de Israel, visto que, é construído como um acróstico em cima do alfabeto hebraico, seu idioma original. Ou seja, a cada oito versos, a primeira letra de cada verso era alterada para a próxima do alfabeto dos hebreus.

Os três breves versículos do evangelho de hoje, de Lucas 8,16-18, têm entre si um propósito comum que é o de nos ensinar a manifestar, na nossa vida, a fé que nos anima e o dom do Batismo.

No Antigo Testamento o templo era iluminado por um grande castiçal com vários braços, cada um com sua lamparina(Ex 25:31-40). Este castiçal também era chamado de Candelabro ou Menorá servia para que os sacerdotes pudessem realizar as sua tarefas.

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

As virgens loucas em nenhum momento foram prudentes, e as prudentes em nenhum momento se tornaram loucas. A parábola começa e termina com cinco prudentes e cinco loucas. Se aqui a virgindade se refere à religiosidade, claramente podemos perceber então que tal religiosidade não poderá salvar ninguém.

Lamparina: utensílio destinado a aquecer em pequenas proporções análises que requerem pouco calor. Consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe , para ser queimado na outra extremidade (pavio).

Esse tipo de lamparina é bastante ainda é utilizada por extratores de borracha para iluminar o caminho entre as seringueiras. Com o passar dos anos e sua evolução, passou-se a iluminar os ambientes com lampião a gás, mas que eram adquiridos pelos fazendeiros mais abastados.