Que significa ecumenismo Você concorda com essas práticas?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.

Significado de Ecumênico
adjetivo Relativo ao mundo habitado ou habitável; universal. Que concilia, congrega, une pessoas de diferentes religiões: culto ecumênico. Que reúne pessoas com diferentes ideias, crenças, perspectivas.

Enquanto o ecumenismo diz respeito ao diálogo entre Igreja cristãs, o diálogo inter-religioso busca uma relação de diálogo e respeito entre religiões e grupos religiosos.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil foi admitida ao órgão ecumênico em 1950. Em 1966, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil oficializou o seu ingresso, com uma clara adesão ao ecumenismo.

8 sinônimos de ecumênico para 1 sentido da palavra ecumênico: De âmbito universal, de toda a Terra habitada: 1 geral, universal, comum, coletivo, global, ilimitado, mundial, total.

O movimento ecumênico atual surgiu na Conferência Mundial de Missão 1910, que reuniu 1200 delegados para debater fé e comunhão. A celebração do centenário pôs o ecumenismo, o diálogo, a diferença, a expressão e a comunhão na agenda.

Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

O ecumenismo é a busca de unidade dos cristãos. A pesquisa verifica em diversos documentos da Igreja que o ecumenismo pode se dar de diversas maneiras, entre elas o ecumenismo espiritual. O ecumenismo espiritual promove a oração comum. O Catecismo da Igreja Católica diz que a unidade é feita através do Espírito Santo.

O culto ecumênico é um conceito de longa data que representa um culto religioso que contempla diversas crenças, não é uma solenidade de uma religião em específico, ele abrange todas elas. Isto é, um conjunto de ritos de diferentes religiões celebradas em uma mesma cerimônia.

Um dos pioneiros do ecumenismo foi John R. Mott , um leigo metodista americano, que organizou e presidiu a Conferência Missionária de Edimburgo. Todos os movimentos surgidos a partir daquela conferência contaram com metodistas – clérigos e leigos – entre seus líderes.

O diálogo inter-religioso é idealmente um intercâmbio aberto e respeitoso de pontos de vistas entre indivíduos e grupos com diferentes antecedentes religiosos e heranças culturais, baseado na compreensão e no respeito mútuo.

Há quatro níveis ou formas de diálogo: nível existencial; místico; ético; e teológico.

O diálogo ecumênico e inter-religioso é uma alternativa aos outros três caminhos. Seu objetivo é promover a unidade entre igrejas e religiões, afirmando que, embora existam diferenças, é possível a convivência e o respeito.

Há um princípio realista do ecumenismo que se afirma a partir da realidade concreta de cada uma das identidades em diálogo. E um princípio utópico, que crê ser possível a convivência fraterna de todas as identidades que constroem a oikoumene. Esses dois princípios se relacionam em nosso estudo.

É um ponto de encontro, de diálogo e união entre fiéis e ateus. No passado, diferentes religiões já puderam usar o mesmo edifício – embora não no mesmo período de tempo. Hoje, diante de tantos conflitos humanos, os templos ecumênicos são um bom exemplo de incentivo a paz e harmonia entre as diversidades.

Associação Cristã de Moços

A primeira dessas instituições foi a Associação Cristã de Moços (ACM), fundada em Londres, em 1844, por George William (1821-1905), que se espalhou pelo mundo e se organizou mundialmente pela Aliança Mundial das ACM, em 1855.

O celebrante faz celebrações religiosas ou ecumênicas, de acordo com a história de cada casal.