Que significa as siglas kJ e kcal Qual a relação entre elas?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

Termo popular para se referir ao valor energético de um alimento. A unidade de energia é o quilojoule (kJ), embora a unidade quilocaloria (kcal) seja mais conhecida pelos consumidores. Assim, 1 kcal é equivalente a aproximadamente 4,2 kJ.

Joule (J) ou quilojoule (KJ = 1000 J) [o joule é a unidade-padrão estabelecida pelo SI]; Calorias (cal) ou quilocalorias (Kcal = 1000 cal).

Existe equivalência entre a caloria e o joule: 1cal = 4,184J. Define-se essa como sendo a equivalência da energia térmica com a energia mecânica.

Como calcular o valor energético em kJ e em kcal
Se utilizarmos a variação das unidades, como o Kcal, a relação é exatamente a mesma, ou seja, 1 Kcal equivale a 4,186 KJ. Ou seja, para transformar quilocalorias em Joule basta multiplicar por 4,19.

As calorias fornecem a energia que o nosso corpo precisa para manter os órgãos funcionando e possibilitar todas as nossas atividades, como respirar, caminhar, tomar banho, cozinhar e praticar esportes. Essa energia é gasta no dia a dia, quando nos movimentamos, mas especialmente quando praticamos exercícios.

Pela legislação brasileira, as recomendações de energia e nutrientes apresentadas nos rótulos dos alimentos têm como referência 8.400 kJ ou 2000 kcal/dia. Isso geralmente é indicado para uma pessoa de tamanho mediano, com atividade física baixa, no caso de homens, e atividade moderada, no caso de mulheres.

Para calcular as calorias dos alimentos deve-se multiplicar a quantidade, em gramas, de proteínas, carboidratos e gorduras, de cada porção do alimento, pelo seu respectivo valor calórico.

Os quilojoules (kJ), por sua vez, estão presentes no rótulo para cumprir uma determinação da Anvisa. Como 1 kcal equivale a 4,184 kJ, esse valor sempre será bem maior.

nome masculino. [ Física, Metrologia ] Unidade de medida de trabalho ou de energia equivalente a mil joules (símbolo: kJ). Origem etimológica:quilo- + joule.

A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400.

A quantidade de calorias depende da constituição do alimento. Assim, para determinarmos experimentalmente a quantidade de calor liberado pelo alimento e que poderá ser absorvida pelo organismo, usamos um aparelho denominado calorímetro. Esse aparelho mede o calor liberado pelo alimento ao ser queimado.

Para converter de kJ para kcal, é preciso utilizar um valor constante que é de aproximadamente 4,1840006326 (arredondando para 4,184). Sabendo disso, o cálculo fica muito fácil, basta pegar o valor em kJ e dividir por 4,184.

Quando os pesos caiam, por ação da gravidade, as pás giravam e aqueciam levemente a água, devido ao atrito [4,5]. Assim, Joule conseguiu encontrar uma relação entre o calor e o trabalho realizado, sendo 1 caloria equivalente a 4,186 joules, demonstrando assim que essas grandezas eram proporcionais.

O Joule [J] refere-se à unidade de medida de trabalho, de energia ou de quantidade de calor equivalente ao trabalho produzido por uma força de 1 (um) newton cujo ponto de aplicação desloca-se 1 (um) metro na direção da força.

Em 1 kg de gordura há 7.700 kcal.

Caloria é uma unidade de medida utilizada para representar a energia na forma de calor (energia térmica), mas não faz parte do Sistema Internacional de unidades (SI). A unidade de medida para calor segundo o SI é o Joule (J).

Para o cálculo do valor energético, são usados fatores de conversão para carboidratos, gorduras e proteínas:

  1. Para cada grama de carboidrato: 4 kcal (ou 17 kJ)
  2. Para cada grama de proteína: 4 kcal (ou 17 kJ)
  3. Para cada grama de gordura: 9 kcal (ou 37 kJ)