Que significa aljava na Bíblia?

Perguntado por: oespinosa2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Espécie de bolsa em que eram levadas as FLECHAS (#Is 22.6). "Encher de filhos a aljava" quer dizer ter muitos filhos (#Sl 127.5).

1) Do Grego MÁKHAIRA, uma espada de um corte, de MAKHÉ, “batalha”.

Aljava (nome de origem árabe, originalmente usado para designar uma saca em que se levava cereais) é um equipamento, espécie de coldre ou estojo, usado para carregar as flechas e os virotes usadas pelos arqueiros e besteiros desde a mais remota Antiguidade.

que enche deles seu porta-flechas – A aljava é um caso em que flechas são carregadas; e como um homem – um caçador ou guerreiro – se sente seguro quando tem sua aljava cheia de flechas, o homem é abençoado na proporção do número de seus filhos.

Salmos 127:4-5 ARA
Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.

Significado de Aljava
substantivo feminino Bolsa ou estojo em que se guardam as flechas, pode ser carregada nas costas ou pendurada no ombro por uma alça.

Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” (Salmos 127:3-5). .

Feliz o homem que tem muitos filhos, uma aljava cheia de flechas. Ele terá ajuda quando tiver de enfrentar seus inimigos no tribunal.

Salmos 127:4 ARC
Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.

Como flechas nas mãos do arqueiro nós temos alvos a serem alcançados. Como flechas, devemos nos permitir sermos moldados para que venhamos a estar com uma qualidade maior e, com isso, atingirmos com mais rapidez o alvo desejado por Deus.

O arco e a flecha representam o plano espiritual e consciente, com os quais o arqueiro busca sua “estrela”. São símbolo de coesão, da união entre o terrestre e o celeste, do real e do ideal, do consciente e do inconsciente, do instintivo e do racional, da matéria e do espírito, do humano e do divino.

A Bíblia diz que "os filhos são como flechas na mão do guerreiro". (Salmo 127:4) Isso significa que eles devem ir mais longe que os pais, já que uma flecha vai mais longe do que o arqueiro que a lançou.

A flecha é um símbolo de conhecimento superior, de abertura ao desconhecido, de penetração no alvo e de luz reveladora, mas também de intuição rápida, realização individual ou superior. É o instrumento utilizado pelo Cupido, ou Amor, para desencadear o estado de paixão, desejo e amor profano.

Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Êxodo 20:5-6 diz assim: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

"Uma flecha só pode ser lançada se for puxada pra trás. Então, quando a vida te puxa pra trás, com dificuldades, significa que vai te lançar para algo grande. Apenas mantenha o foco e continue mirando." O Processo, assim como a Flecha lançada, é um caminhar para frente.

“O asterisco (*) e a “flecha” (†) servem para o canto. Após o asterisco (*) faz-se uma pausa de um tempo (ou de um acento) e indica, em termos, que a frase melódica será concluída no verso seguinte.