Que significa a palavra usura na Bíblia?

Perguntado por: osalgueiro2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Usura, em seu sentido original, são juros excessivos cobrados por um empréstimo, em uma determinada quantia de dinheiro. Na Idade Média, usura era utilizada como sinônimo de juro, e era uma prática proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro.

A Constituição brasileira de 1934 e sua sucessora, a Constituição de 1946, estabeleceram que a usura era uma prática proibida, bem como seria punida na forma da lei. Mais a mais, foi promulgada a Lei nº 1.521/51, que versava sobre os crimes contra a economia popular.

Na Sagrada Escritura, o termo 'usura' também tem outros significados, como para se referir a um indivíduo mesquinho, ou à avareza, e agiotas. Pode também ser sinônimo para ambição, ganância e cobiça, ou lucro em demasia.

Usurário | Michaelis On-line.

“Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro” (Êxodo 22,25).

Empréstimo com juros exagerados: 2 ágio, agiotagem, especulação, onzena.

Então, a lei da usura é uma forma de regulamentar a cobrança de taxa de juros em processos financeiros. É ilegal, portanto, uma cobrança superior ao dobro da taxa SELIC (ou taxa legal), que corresponde a 6% ao ano (em média), sendo o valor máximo, no caso, 12%.

Baseado nisso, a lei da usura passou a ser a forma popular de determinar a proibição de uma cobrança de juros abusivos capaz de colocar em risco a economia popular, o patrimônio das pessoas.

Por exemplo, a usura (empréstimos com juros) era considerado um pecado pela Igreja, que também era contra o acúmulo de bens e o lucro. Quem também estava descontente com a Igreja era a população, cansada dos abusos da Igreja e da sua falta de propósito.

Definição: São lesões que ocorrem pela exposição do epitélio e em continuidade com exposição do tecido conjuntivo subjacente.

Sob tal influência, vemos que muitas corporações de ofício combatiam a obtenção de lucros abusivos com a estipulação do chamado “justo preço”. Em suma, esse tipo de preço consistia na soma da matéria-prima e da mão de obra empregada na obtenção da mercadoria.

A Bíblia diz: “O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta” (Provérbios 22:7). Isto mostra quão importante é que os homens se mantenham sem dívidas.

Saul

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Em 1745, o Papa Benedito XIV promulgou a encíclica Vix Pervenit condenando a usura: “A natureza do pecado chamado usura tem sua origem em um contrato de empréstimo. Este contrato financeiro livremente celebrado entre as partes exige, por sua própria natureza, que um devolva ao outro apenas quanto haja dele recebido.

Por que a agiotagem é crime? Quem pratica a agiotagem, ao cobrar juros abusivos de pessoas em vulnerabilidade econômica, está praticando atos ilícitos. Além disso, oferecer empréstimo sob condições estipuladas por ele e sem nenhum respaldo judicial, caracteriza uma atividade não regulamentada.

“Todo credor que tenha emprestado alguma coisa a seu próximo, perdoará o que tiver emprestado. Não explorará seu próximo, nem seu irmão, porque terá sido proclamado um perdão geral em honra de Javé” (Dt 15,2).

A Usura na Idade Média tornou-se um dos pontos mais discutidos entre teólogos, sobretudo nos séculos XII e XIII. O problema da usura está presente na história humana desde as primeiras reflexões sobre economia e a relação dela com religião e/ou justiça.

Fuja do dinheiro fácil: “Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios” - Salmos 112:5. O texto sagrado diz que devemos viver do nosso próprio trabalho, ganhando dinheiro honestamente.